A Paraíba o tempo todo  |

Justiça atende MP e determina eleição de conselheiros em CG

A Justiça concedeu antecipação de tutela em ação civil pública impetrada pela Promotoria da Infância e Juventude de Campina Grande contra o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDDCA) para que seja aberto o processo eleitoral para preenchimento dos cargos de Conselheiros Tutelares de Campina, em razão da vacância dos cargos e pelo descumprimento da Lei pelo CMDDCA.

Na decisão, o juiz Gutemberg Cardoso Pereira determina que o processo eleitoral seja instaurado e concluído em 60 dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 300 sob a responsabilidade da presidência do conselho. Os mandatos dos conselheiros tutelares foram prorrogados pelo CMDDCA alegando atraso no trâmite da lei que rege o processo eleitoral.

No entanto, a ação do Ministério Público questiona a legalidade da medida visto que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que, em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.
 

Ascom MPPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe