Categorias: Paraíba

JP recebe debate sobre controle social e combate à corrupção

A cidade de João Pessoa (PB) prepara-se para receber, no dia 11 de setembro, o projeto Abraçando o Controle Social. O objetivo da iniciativa é conscientizar os profissionais da Contabilidade, e gestores do controle interno das entidades públicas, sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social disponibilizados pelo governo, a exemplo do Portal da Transparência.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o evento também conta com a realização do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB); do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB); e o apoio da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE/PB); da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e da Controladoria Geral da União Regional da Paraiba (CGU). 

Na programação, temas como instrumentos de controle social; injustiça social e violência; e as boas práticas na gestão pública serão debatidos entre autoridades e integrantes da administração pública. Entre os palestrantes confirmados, estão o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda; e o presidente do TCE-PB, André Carlo Torres Pontes, Superintendente da Controladoria Geral da União Regional da Paraíba,  Gabriel Aragão Wright ,  Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado da Paraíba , Contador Gilmar Martins de Carvalho Santiago.   Além dos painéis, a Comissão Jovens Lideranças Contábeis do Estado,  com a  coordenação do professor José Jassuípe de Morais, realizará uma apresentação cultural.

“Depois das descobertas feitas pela operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil”, ressalta o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Segundo ele, o objetivo do projeto é conclamar a classe contábil para o engajamento ao aperfeiçoamento dos instrumentos de fiscalização da gestão pública.

“A ideia é formar agentes multiplicadores de boas práticas no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas, contribuindo com a gestão pública municipal, estadual e federal e, assim, com a sociedade”, afirmou a presidente do CRCPB, Vilma Pereira de Souza Silva.

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

Cida rebate Couto e diz que fala sobre liberação do PT na Paraíba não reflete posição do partido

A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, rebateu nesta sexta-feira…

6 de fevereiro de 2026

Enivaldo endossa críticas de Daniella e chama Veneziano de “traíra” em meio à disputa pelo apoio de Lula na PB

O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras críticas ao senador Veneziano…

6 de fevereiro de 2026

Campina Grande: vigilante é condenado a 26 anos de prisão por tentativa de feminicídio e homicídio

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri de Campina Grande condenou, nessa quinta-feira (5),…

6 de fevereiro de 2026

Oposição na CMJP, Marcos Henriques prega união política em evento com Cícero, em JP

O vereador Marcos Henriques (PT), integrante da oposição à gestão do prefeito Cícero Lucena na…

6 de fevereiro de 2026

Rara sintonia: Cabo Gilberto surpreende e concorda com decisão de Flávio Dino sobre “penduricalhos”

A política brasileira costuma ser marcada por embates acalorados, mas, às vezes, a Constituição Federal…

6 de fevereiro de 2026

MPPB cobra ajustes urgentes no sistema de reconhecimento facial nos estádios da Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do Núcleo de Defesa do Torcedor (Nudetor)…

6 de fevereiro de 2026