JP: programa Tenda Verde quer atingir 500 mil árvores urbanas plantadas

PUBLICIDADE

O prefeito Cícero Lucena deu início, na manhã desta quarta-feira (3), a uma grande campanha de conscientização ambiental, com o objetivo de fazer João Pessoa atingir a marca de 500 mil árvores urbanas plantadas até 2030. O gestor fez o plantio de mudas na orla de Cabo Branco, na ação Tenda Verde, e convocou a população para participar da causa, em um compromisso da Capital com o meio ambiente.

“A Prefeitura está realizando a sua parte, mas também convocando a população para fazer aquilo que ela pode fazer. Então, juntos temos o desafio de chegar a 500 mil árvores na cidade e todos podem colaborar. A Prefeitura está na linha de produção de aquisição de mudas, para que possamos espalhar por toda parte – pelos parques que estamos fazendo, você na sua casa, nos seus condomínios particulares, para que possamos demonstrar que João Pessoa é a cidade com qualidade de vida, também na questão ambiental”, afirmou o prefeito.

Hoje, João Pessoa conta com cerca de 200 mil árvores urbanas e a meta é plantar 300 mil, com cerca de 50 mil por ano até 2030. Esse compromisso foi assumido durante participação do prefeito na COP 28, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em novembro do ano passado, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante a ação desta quarta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) fez a distribuição de mudas de aroeira para os frequentadores da orla de Cabo Branco e também deu sequência ao plantio de coqueiros nativos, que desde 2021 chega a 1.040. O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, também ressaltou a importância da população colaborar com a meta da gestão municipal.

“Essa ação busca despertar o olhar e o sentimento das pessoas para levar uma planta para casa, fazer esse plantio, colaborar para a gente chegar a 500 mil árvores plantadas em áreas urbanas da cidade. Iremos fazer o transplante de outros coqueiros que estão em situação passível de relocação, tentando atingir uma meta de 2 mil coqueiros estabelecidos pelo nosso prefeito, então, com isso, a gente precisa trazer a cidade mais verde, com conforto térmico e todos os benefícios que as árvores nos trazem”, afirmou.

População engajada – Quem se preocupa com o meio ambiente também abraça a campanha, como a dona de casa, Suênia Lacerda, que adquiriu uma muda de aroeira e elogiou a iniciativa. “É fundamental. A gente precisa garantir a qualidade de vida na nossa cidade, com mais verde, com compromisso com as futuras gerações. Eu tenho certeza que, se cada um fizer a sua parte, a gente atinge essa meta e vai fazer um bem muito grande ao meio ambiente”, afirmou.

Como solicitar o plantio – Os moradores de João Pessoa podem solicitar o plantio de árvores em suas ruas. O pedido pode ser feito pelo novo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, ferramenta que possibilita o acesso aos serviços da Prefeitura pelo celular. Após baixar o app, basta ir em “Serviços”, procurar por “Autorização Arbórea” e preencher a solicitação informando dados para contato e uma foto do local.

A Semam também tem realizado plantio de árvores nos bairros que estão recebendo novas pavimentações, onde o proprietário de um imóvel aceite adotar uma muda.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Edvaldo Neto confirma pré-candidatura para disputa em Cabedelo e vê com estranheza foto que reuniu ex-adversários

O prefeito interino de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), reforçou nesta sexta-feira (2), que pretende disputar…

2 de janeiro de 2026

“Maior verão da história”, avalia secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, ao comemorar número de visitantes no estado

A secretária de Estado do Turismo, Rosália Lucas, avaliou como "melhor verão da história' ao…

2 de janeiro de 2026

Ricardo Barbosa diz que espera contar com apoio da base aliada de João Azevêdo para disputa Cabedelo

O presidente da Companhia Docas da Paraíba e pré-candidato à prefeito de Cabedelo, Ricardo Barbosa…

2 de janeiro de 2026

Walber recusa apoio de Nilvan na disputa em Cabedelo e confirma possibilidade de ter Major Fábio como vice

O distanciamento entre o deputado estadual e pré-candidato à prefeito de Cabedelo, Walber Virgolino (PL),…

2 de janeiro de 2026

Novas regras para aposentadoria começam a valer nesse início de 2026; entenda

Quem está prestes a se aposentar precisa estar atento. A reforma da Previdência, promulgada em…

2 de janeiro de 2026

Lei que proibia cobrança de frete no comércio de João Pessoa é revogada

O Diário Oficial da última terça-feira (30) trouxe a revogação da lei que proibia a…

2 de janeiro de 2026