A partir desta sexta-feira (9), os pessoenses terão a oportunidade de vivenciar as transformações executadas no parque Solon de Lucena, no Centro, pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Serão entregues obras reestruturantes, como a implantação de uma moderna iluminação, ampliação de calçadas e a escultura ‘A Pedra do Reino’ do artista visual Miguel dos Santos e que imortaliza a obra do escritor paraibano Ariano Suassuna. A solenidade acontecerá às 18h, na saída da rua Padre Meira e contará com a presença do homenageado.
Essas intervenções empreendidas pelo Governo Municipal integram o Plano de Restauração do Centro de João Pessoa, que incluíram a reforma da Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), do viaduto Damásio Franca e das calçadas da rua Padre Meira. O projeto paisagístico que está mudando o visual prevê também o plantio de diversas mudas de flores nos 24 canteiros que circundam o local.
Modernidade – As melhorias empreendidas na rua Padre Meira são um exemplo. A via ganhou calçadas mais largas e um piso moderno para comportar as milhares de pessoas que transitam diariamente pelo Centro da cidade. A iluminação do local será mais eficiente e melhor distribuída nas calçadas e na via do anel interno. O número de postes passou de 24 para 30 e cada um tem 12 metros de altura. Em cada poste foram instaladas duas luminárias, sendo uma voltada para a pista na altura de 11 metros e outra direcionada para o passeio público, instalada na altura de 9 metros. A Prefeitura também priorizou a qualidades dos novos equipamentos. Os novos postes são galvanizados a quente, um material que tem uma durabilidade maior que os antigos de concreto e uma maior resistência à ferrugem.
Escultura – A nova iluminação também vai favorecer a visibilidade de um novo componente do Parque Solon de Lucena, a escultura de Miguel dos Santos, que homenageia a obra “A Pedra do Reino”, do escritor paraibano Ariano Suassuna. Instalada em uma das ilhas do anel interno do Parque Solon de Lucena, a obra pode ser vista à distância. Ela possui 11 metros de altura, sendo oito somente da escultura. O pedestal é em concreto, revestido de granito.
“Com todas essas intervenções, o nosso objetivo é aliar eficiência, segurança e beleza ao Parque Solon de Lucena. Isso vai favorecer aqueles que passeiam ou praticam esportes no calçadão e também os motoristas que transitam diariamente naquela área”, explicou o secretário de Infraestrutura, João Azevedo.
Secom
Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não…
O pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, começa nesta segunda-feira (16).…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…