Neste domingo, 760.444 eleitores paraibanos voltam às urnas para eleger os prefeitos de Campina Grande e João Pessoa (após 16 anos) em segundo turno.
A expectativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, é que o resultado do pleito nas duas cidades seja divulgado ate meia hora após o encerramento da votação, ou seja, às 17h30.
Marcos Cavalcanti ressaltou, no entanto, que para esta previsão ser confirmada é preciso que tudo ocorra dentro daquilo que foi planejado pela Justiça Eleitoral, não ocorra atraso no encerramento da votação e nenhum problema em relação às urnas eletrônicas e na própria transmissão dos dados que serão enviados para o Centro de Totalização das duas cidades.
“Nós estamos trabalhando para anunciar o resultado em meia hora, com bastante otimismo, ou no máximo, até às 19h, no máximo, no máximo mesmo, três horas após o encerramento da votação”, revelou.
O presidente do TRE-PB disse que sua previsão é com base no resultado do primeiro turno, no qual a totalização e divulgação da maioria dos 223 municípios foi feita até às 19h30. “Assim, como são apenas duas cidades, que contam com total infra-estrutura e pólos de totalização, acreditamos que vamos bater um recorde na divulgação mais uma vez”, afirmou.
Marcos Cavalcanti avaliou o primeiro turno das eleições em todo Estado de forma bastante positiva. Segundo ele, o eleitor paraibano exerceu a sua cidadania com toda plenitude, com pareceu de forma massiva às urnas, colocando o Estado entre os estados com menor índice de abstenção, apenas 15,97%, onde a média é de 20%.
“O paraibano provou que está totalmente politizado, levou o pleito com seriedade e com correção. A classe política também se portou muito bem, de forma exemplar, com debates muito elevados, não houve ataques pessoais e com prioridade de debates de ideias. No segundo turno, tudo ocorreu dentro das normalidades e esperados que neste domingo o processo seja encerrado de forma exemplar”, comentou.
As expectativas do presidente do TRE-PB para este segundo turno são ainda maiores, que tudo ocorrerá dentro das normalidades. E para totalização dos resultados e divulgação do pleito, já foi montado no sexto andar do edifício sede do Tribunal, em João Pessoa, o Centro de Divulgação das Eleições 2012 (CDE), que é um espaço disponibilizado pelo TRE-PB para divulgação de informações sobre o pleito eleitoral de 2012.
A exemplo de como ocorreu no primeiro turno, o CDE disponibilizar internet wi-fi de 15 mega, notebooks, computadores, espaço para redação, cabines para rádios, local de entrevistas individuais e entrevistas exclusivas, três técnicos do tribunal estarão emitindo relatórios dos resultados, dois telões que divulgarão, instantaneamente, a apuração dos votos para prefeito de João Pessoa e Campina Grande, também será disponibilizado um telão com a apuração de outros municípios do país.
No primeiro turno, o CDE recebeu mais de duzentos profissionais da área de comunicação, além de candidatos, advogados, e autoridades locais que fizeram questão de prestigiar o Centro de Divulgação do Tribunal da Paraíba.
Nove mil trabalham no pleito
Para as eleições de hoje, em Campina Grande e em João Pessoa, a Justiça Eleitoral vai mobilizar mais de nove mil pessoas. De acordo com desembargador Marcos Cavalcanti, o pessoal que vai trabalhar envolvida diretamente no pleito do próximo domingo é o seguinte: 436 servidores efetivos, 343 requisitados, 166 pessoas contratadas, 28 magistrados, 14 promotores de justiça e 8.312 mesários.
Segundo o presidente, conforme ocorreu no primeiro turno, em João Pessoa, funcionarão 5 Zonas Eleitorais, com 194 locais de votação, 1.244 seções eleitorais, para um eleitorado de 480.237 eleitores.
Já em Campina Grande, serão quatro Zonas Eleitorais, perfazendo 166 locais de votação, 834 seções eleitorais, para atender a 280.207 eleitores.
Marcos Cavalcanti também apresentou alguns dados comparativos em o 1º e 2º turnos. Ele destacou que no primeiro turno houve 1.734 locais de votação em todo Estado. Agora, haverá apenas 310 dos quais 194 são em João Pessoa e 116 em Campina Grande.
Já o eleitorado que estava apto para participar do pleito em todo Estado no 1º turno, era de 2.865.819. Agora no 2º turno, será apenas de 760.444 , sendo 480.23 de João Pessoa e 280.207 de Campina Grande. “No 1º turno tive 9.017 seções eleitorais. Agora teremos 2.078. Sendo 1.244 em João Pessoa e 834 em Campina Grande. O número de zonas eleitorais envolvidas no processo no 1º turno foram 77, agora, serão apenas nove. E o número de mesário no 1º turno foi de 36.068 e agora serão 8.312”, informou o presidente do TRE-PB.
Além de Campina Grande e João Pessoa, haverá segundo turno em outras 48 cidades, sendo 16 delas capitais de Estado. São Paulo é o Estado com o maior número de cidades que terão eleição neste domingo: 12. Em seguida vem o Rio de Janeiro (7) e, em terceiro, o Paraná (5). No primeiro turno, que aconteceu em 5.568 municípios, 138.544.348 milhões de eleitores puderam participar das eleições para prefeitos e vereadores.
Na maior eleição informatizada do mundo, os eleitores terão à disposição 96.140 urnas eletrônicas para votação ou justificativa, incluindo aquelas consideradas de contingência, ou seja, as que a Justiça Eleitoral pode utilizar caso algum equipamento apresente problemas no dia do pleito.
Horário e documentos
O segundo turno das eleições municipais acontece das 8h às 17h, considerando o horário local do município. Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).
Postos de justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência em qualquer cidade, nos postos de justificativa. Ao todo, 1.587 urnas eletrônicas serão utilizadas para este procedimento, inclusive no Distrito Federal, onde não há eleição, mas haverá 99 postos de justificativa.
Na Capitalo Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) poderá ser entregue nas seções eleitorais e em postos montados no Terminal Rodoviário Severino Camelo, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, no Centro Turístico (PBTur) e no Shopping Sul. Confira os endereços dos postos de justificativas da capital da 1ª e 76ª Zonas Eleitorais, no link: http://www.tre-pb.gov.br/eleicoes_2012/servicos/MRJ_2_Turno.pdf.
Já os eleitores fora de seu domicílio eleitoral que estiverem em Campina Grande poderão justificar sua ausência em qualquer seção de votação daquele município. Junto com o “Requerimento de Justificativa Eleitoral”, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista), além do seu título de eleitor. Se o eleitor não estiver portando seu título, deverá ao menos saber o número de sua inscrição eleitoral. O formulário para justificativa está à disposição gratuitamente nos Cartórios Eleitorais, ou no endereço eletrônico: http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/eleicoes2012/arquivos/requerimento-de-justificativa-eleitoral.pdf.
Caso não seja possível justificar a ausência ao segundo turno no próprio domingo, o eleitor tem até o dia 27 de dezembro para comparecer a um cartório eleitoral da cidade onde se encontre para realizar o procedimento. Para o eleitor que se encontrar no exterior na data do pleito, o prazo para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral é de 30 dias, contados do seu retorno ao país.
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa em três eleições consecutivas, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado e fica impedido, dentre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública e investir-se ou empossar-se neles e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Correio da Paraíba
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou nesta terça-feira (3) o novo superintendente da…
Um homem foi assassinado a tiros na manhã de hoje (3), no bairro Funcionários IV,…
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…