JP apresenta baixo risco para infestação do Aedes aegypti segundo pesquisa de amostragem

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, realizou entre os dias 17 e 21 de outubro deste ano, mais uma edição do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com a pesquisa, João Pessoa apresenta baixo risco para infestação do mosquito, com o Índice de Infestação Predial (IPP) marcando 0,3%.

O LIRAa é uma pesquisa desenvolvida por meio de amostragem e tem com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos bairros da Capital. “Para o levantamento, os 64 bairros são divididos em 29 áreas, também chamadas de estratos. O resultado indica que, a cada 100 imóveis pesquisados, 0,3 possuem risco de reprodução do mosquito”, explica a Gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Pollyana Dantas.

De acordo com o levantamento, apenas duas áreas apresentam médico risco para infestação do Aedes, que englobam os bairros de Mangabeira, Róger, Bairro dos Estados e Bairro dos Ipês. As demais apresentaram baixo risco e nenhum tem risco elevado. Ainda de acordo com o estudo, a maioria dos focos encontrados eram em depósitos ao nível do solo e em resíduos urbanos
Com o resultado do LIRAa, a SMS intensificará as ações de combate ao mosquito causador das arboviroses, principalmente nos bairros com índices de maior proliferação.

“As equipes de agentes de combate a endemias serão direcionadas para essas áreas com intuito de iniciar uma cobertura total através de arrastões. Durante essas atividades, onde houver necessidade, os agentes estarão realizando a aplicação de larvicida para eliminar focos e borrifações direcionais em pontos estratégicos com bombas perifocais de amplo alcance. Também estaremos solicitando ao governo do estado, ciclos do fumacê para reforçar as ações”, destaca Pollyana Dantas.

Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença.

Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número 3214-5718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Últimas notícias

Novo prefeito de João Pessoa a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro acompanha monitoramento das forças de segurança e participa da abertura do carnaval de Patos

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nesse sábado (7), no município de Patos, onde acompanhou…

8 de fevereiro de 2026

Suspeito de vandalizar torre do programa Smart City é preso em João Pessoa

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa prendeu, neste domingo, um homem suspeito de danificar…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Domingo em alerta: chuvas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h atingem João Pessoa, alerta Inmet

A madrugada foi, mais uma vez, de muita chuva em João Pessoa. Até as 23h59…

8 de fevereiro de 2026

Domingo tem previsão de chuvas fortes e rajadas de vento em toda a Paraíba, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (8) um alerta para a ocorrência…

8 de fevereiro de 2026