Categorias: Paraíba

JP: 101 estabelecimentos são notificados por cobrança de frete nas entregas de móveis, eletrodomésticos e de material de construção

PUBLICIDADE

A Operação ‘Entrega Justa’, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, notificou 101 estabelecimentos da Capital desde o último dia 24 de julho. A fiscalização, que terminou nesta segunda-feira (28), foi baseada na Lei Municipal 1.820/2013 que proíbe a cobrança de frete nas entregas de produtos adquiridos em lojas de móveis, eletrodomésticos e de material de construção sediadas em João Pessoa.
 
As notificações emitidas pelo Procon-JP durante a operação, nesta primeira visita, são de cunho educativo. “Por enquanto estamos dando ciência sobre a legislação e avisando que ela tem que ser respeitada. A partir de agora, quem for pego descumprindo, será autuado e sofrerá sanções”, informa o secretário Junior Pires.
 
Após a adequação, a loja que descumprir a Lei 1.820/2013 estará sujeita às penalidades previstas na própria legislação, cuja multa corresponde a 10 vezes o valor do bem ou do material adquirido no estabelecimento. “Aviso que, numa próxima visita, já poderá ocorrer autuação”, pontua o titular do Procon-JP.
 
Junior Pires explica, ainda, que a lei promulgada em maio de 2013 está em vigor, mas ainda há reclamação dos consumidores sobre a cobrança do frete para a entrega dos produtos por parte dos estabelecimentos. “O Procon-JP está dando ciência da legislação e solicitando as adequações necessárias, principalmente para as redes e lojas de grande porte”, disse.
 
Ele salienta que, por enquanto, o Procon-JP está fazendo a comunicação para que o direito do consumidor seja garantido e a entrega ocorra sem nenhum custo, acrescentando que “todos agora estão cientes que a cobrança da entrega das mercadorias por parte das lojas de eletrodomésticos, de móveis e de material de construção é uma irregularidade”.

PB Agora

Últimas notícias

Vídeo: Bandidos tentam assaltar empresa em Campina Grande mas polícia age rápido mata dois e prende dois suspeitos

Bandidos fortemente armados tentaram assaltar na madrugada de ontem (23), uma empresa que fica entre…

24 de abril de 2026

STF decide hoje se mantém prisão de ex-presidente do BRB

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) tem até as 23h59 de hoje, sexta-feira…

24 de abril de 2026

Defesa Civil aponta falhas em estrutura de prédio que desabou e matou uma pessoa, em Campina Grande

Queda da estrutura de prédio antigo. Uma morte. E uma investigação. A Defesa Civil apontou…

24 de abril de 2026

Mega-Sena acumula e vai sortear R$ 100 milhões amanhã; veja os números

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.999 da Mega-Sena, realizado ontem (23). O…

24 de abril de 2026

Preso motorista de ônibus que atropelou e matou motociclista em João Pessoa

Acidente, discussão e morte. A Polícia Civil prendeu o motorista do ônibus envolvido em uma…

24 de abril de 2026

Léo sanciona lei urbanística em João Pessoa com veto parcial; saiba mais

O prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), sancionou ontem (23), com veto parcial uma…

24 de abril de 2026