Categorias: Paraíba

JP: 101 estabelecimentos são notificados por cobrança de frete nas entregas de móveis, eletrodomésticos e de material de construção

PUBLICIDADE

A Operação ‘Entrega Justa’, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa, notificou 101 estabelecimentos da Capital desde o último dia 24 de julho. A fiscalização, que terminou nesta segunda-feira (28), foi baseada na Lei Municipal 1.820/2013 que proíbe a cobrança de frete nas entregas de produtos adquiridos em lojas de móveis, eletrodomésticos e de material de construção sediadas em João Pessoa.
 
As notificações emitidas pelo Procon-JP durante a operação, nesta primeira visita, são de cunho educativo. “Por enquanto estamos dando ciência sobre a legislação e avisando que ela tem que ser respeitada. A partir de agora, quem for pego descumprindo, será autuado e sofrerá sanções”, informa o secretário Junior Pires.
 
Após a adequação, a loja que descumprir a Lei 1.820/2013 estará sujeita às penalidades previstas na própria legislação, cuja multa corresponde a 10 vezes o valor do bem ou do material adquirido no estabelecimento. “Aviso que, numa próxima visita, já poderá ocorrer autuação”, pontua o titular do Procon-JP.
 
Junior Pires explica, ainda, que a lei promulgada em maio de 2013 está em vigor, mas ainda há reclamação dos consumidores sobre a cobrança do frete para a entrega dos produtos por parte dos estabelecimentos. “O Procon-JP está dando ciência da legislação e solicitando as adequações necessárias, principalmente para as redes e lojas de grande porte”, disse.
 
Ele salienta que, por enquanto, o Procon-JP está fazendo a comunicação para que o direito do consumidor seja garantido e a entrega ocorra sem nenhum custo, acrescentando que “todos agora estão cientes que a cobrança da entrega das mercadorias por parte das lojas de eletrodomésticos, de móveis e de material de construção é uma irregularidade”.

PB Agora

Últimas notícias

João Azevedo minimiza reunião de Cícero Lucena com direção nacional do PT e reforça alinhamento do partido com base

O governador e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), minimizou a viagem do prefeito e…

9 de março de 2026

Cícero Lucena reage a pesquisas que apontam crescimento de Lucas Ribeiro na disputa ao Governo da Paraíba: “É uma piada”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato do Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), ironizou…

9 de março de 2026

Coordenador de telescópio no Sertão da PB citado em relatório dos EUA nega que local seja base militar da China

O Laboratório Conjunto China-Brasil para Radioastronomia e Tecnologia, instalado na Serra do Urubu, no município…

9 de março de 2026

“Pesquisa é retrato de momento”, avalia João Azevêdo sobre levantamento eleitoral em meio a críticas de Cícero Lucena

“Pesquisa é retrato de momento” foi assim que o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB),…

9 de março de 2026

Ouça! RC aponta piora em João Pessoa nos últimos 15 anos e acaba cutucando sucessores na PMJP

Ao fazer um balanço de como anda a cidade de João Pessoa depois de sua…

9 de março de 2026

Para Wilson Filho, com rompimento, Jhony Bezerra “perdeu chance de liderar grupo forte em CG”

O deputado estadual e secretário de Educação da Paraíba, Wilson Santiago Filho (Republicanos), criticou a…

9 de março de 2026