Jornalista renomado Agnaldo Almeida morre aos 74 anos em João Pessoa

PUBLICIDADE

Neste domingo (25), João Pessoa amanheceu com a triste notícia do falecimento do ilustre jornalista paraibano Agnaldo Brito Almeida, aos 74 anos. Natural de Campina Grande, Almeida estava internado em um hospital da capital e teve sua morte confirmada por sua esposa, a também jornalista Naná Garcez, presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). O velório está programado para iniciar às 8h, no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, com a cremação marcada para as 17h.

Agnaldo Almeida deixou um legado marcante no jornalismo paraibano, sendo reconhecido e respeitado como uma das principais referências do setor. Sua carreira foi pautada por um texto impecável e um aguçado senso jornalístico, atuando como repórter, editor e comentarista. Sua influência foi notória no jornal A União, onde coordenou a redação por vários anos, além de sua contribuição em outros veículos de comunicação do estado, como os jornais O Norte e Correio da Paraíba, as revistas A Semana e A Carta, e a TV Tambaú. Além disso, ocupou cargos importantes, como secretário estadual de Comunicação e diretor da Associação Paraibana de Imprensa (API).

O jornalista Luiz Carlos Souza, atual editor de Política do jornal A União, destacou recentemente a qualidade do trabalho de Agnaldo Almeida, ressaltando sua capacidade de gerir e incentivar. Na homenagem do projeto Pôr do Sol Literário, Luiz Carlos elogiou o talento do homenageado, com quem compartilhou experiências em diversos períodos.

Agnaldo Almeida não apenas se destacou profissionalmente, mas também contribuiu significativamente para a formação de novos jornalistas na Paraíba. Sua abordagem democrática e seus ensinamentos, como a importância de ouvir ambas as versões da história e a criatividade nos textos, são lembrados por todos que tiveram a oportunidade de aprender com ele.

O jornalista Petrônio Souto ressaltou a contribuição de Agnaldo Almeida no processo de atualização e modernização do jornal A União nos anos 1980, descrevendo-o como o “bam-bam-bam das inovações gráficas e de conteúdo”. Souto comparou-o a Alberto Dines, evidenciando sua paixão pela palavra escrita e pelo jornalismo.

Com a concessão do ‘Troféu Solito’ pela Confraria Sol das Letras, Agnaldo Almeida foi honrado pelo Pôr do Sol Literário na Academia Paraibana de Letras (APL), sob a presidência do jornalista e escritor Helder Moura. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo paraibano, mas seu legado permanecerá vivo nas mentes e na história daqueles que foram influenciados por sua dedicação e talento ímpar.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464