Comunidades que antes eram invisíveis aos olhos do poder público passaram a receber o olhar e a atenção do Governo do Estado a partir de 2011. Um exemplo disso são as 42 comunidades quilombolas espalhadas por 26 municípios em todo estado. Representantes destas comunidades se reuniram com o candidato do PSB ao Governo do Estado, João Azevêdo, na tarde desta quinta-feira (20), para anunciar apoio à candidatura do socialista.

Na ocasião, João se comprometeu em manter e ampliar as políticas públicas implantadas pela gestão PSB nos territórios quilombolas e assinou um termo de compromisso com as comunidades contendo oito itens de demandas.

“Esse posicionamento de implantação de políticas públicas, não apenas para os quilombolas, mas para as mulheres, para os negros, para os indígenas, para os ciganos, para a comunidade LGBT, nós adotamos desde 2005 na época da Prefeitura de João Pessoa. Quando Ricardo chegou ao Governo em 2011, se começou a ter uma política de inclusão de todas essas comunidades, que antes o Poder Público fingia que não existia”, destacou João.

O candidato do PSB destacou ainda que é preciso fazer um trabalho de identificação da vocação de cada comunidade, levando em conta a cidade e a região a que está inserida, para então trabalhar em cima de arranjos produtivos locais para que os quilombos se tornem cada vez mais autossustentáveis.

“Com certeza para cada comunidade não será uma política única, principalmente no tocante a produção e geração de emprego e renda. Por isso, me comprometo a sentar na mesa para conversar e juntos decidirmos o que for melhor para cada quilombo”, garantiu.

João ressaltou ainda que caso seja eleito vai instituir no seu governo a prática de manter em cada Secretaria um interlocutor entre a gestão e as comunidades quilombolas para facilitar o diálogo e agilizar a implantação das políticas públicas.

Participaram do encontro:

Severino da Silva – Comunidade Matão, em Gurinhém

Leonilda Coelho – Comunidade Grilo, em Riachão de Bacamarte

Josinaldo (Nego) – Comunidade Gurugi, em Conde

Luana Victorino – Comunidade Mituaçu, em Conde

Kananda Paião – Comunidade Mituaçu, em Conde

Gilvanete Pereira – Comunidade Mituaçu, em Conde

José Ricardo – Comunidade Gurugi, em Conde

Josefa de Paiva – Comunidade Matão, em Gurinhém

Marcia dos Santos – Comunidade Grilo, em Riachão de Bacamarte

Josefa João da Silva – Comunidade Matão, em Gurinhém

José Rufino dos Santos Filho – Comunidade Matão, em Gurinhém

Marcos Augusto – Comunidade Gurugi, em Conde

Geilza Paixão – Comunidade Mituaçu, em Conde

Luiz Zadre – Da Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes (AACADE)

 

Redação com Assessoria

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

TCE considera inviável manutenção de autarquia de água e esgoto em Pitimbú

É inviável a manutenção de um órgão público, sem que o mesmo tenha as condições de manutenção e viabilidade no fornecimento dos serviços a serem oferecidos à população. O entendimento…

Companhias aéreas confirmam 400 voos extras para JP no verão

Três companhias áreas que operam voos domésticos no Brasil confirmaram, nesta quarta-feira (20), mais de 400 voos extras para João Pessoa, durante a temporada de verão. As novas viagens serão…