João Pessoa tem crescimento recorde na geração de empregos formais, diz Caged

PUBLICIDADE

A capital paraibana registrou, em novembro, o maior saldo de empregos do ano: foram 2.356 novas vagas criadas no mercado de trabalho na cidade, apenas no referido mês. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e representam um aumento de 47,82% de postos de trabalho formais, em comparação ao mesmo período no ano passado.

Com a marca atingida em novembro, o número de trabalhadores com carteira assinada em João Pessoa alcançou um pico de 188.205, o mais alto desde o início da série histórica do Caged, em janeiro de 2020. “Esse feito não apenas ressalta a capacidade da cidade em gerar empregos, como também reflete sua resiliência e habilidade em criar um ambiente propício para o crescimento econômico sustentável”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho municipal, João Bosco.

O estudo também constatou um resultado expressivo quanto a taxa de desocupação, calculada no terceiro trimestre de 2023: ela caiu para 9,6%, o menor nível desde 2015. “Esse dado é um testemunho da constante melhoria no cenário econômico da cidade, que continua a atrair investimentos e oportunidades de trabalho”, acrescentou Bosco.

Liderança – Com um aumento de 1,26% na marca de emprego formal, registrada do início ao fim de novembro, João Pessoa superou os índices da Paraíba, do Nordeste e do Brasil. De janeiro a novembro, a capital registrou um crescimento acumulado de 5,93%, também superior ao índice estadual, o regional e o nacional.

“Todos os setores, no município, com exceção da Agropecuária, apresentaram desempenho positivo. O setor de Serviços liderou as contratações com 1.541 novas vagas, seguido por Comércio e Construção. Esses números não são apenas estatísticas; eles representam histórias de sucesso, sonhos realizados e famílias sustentadas”, explicou o assessor técnico da prefeitura, Amadeu Fonseca.

Acumulado – O saldo anual de João Pessoa é igualmente impressionante, com um aumento de 33,72%, em comparação ao mesmo período de 2022. Os setores de Serviços, Construção e Comércio foram os grandes protagonistas, com crescimento significativo em termos de criação de vagas. Segundo Amadeu Fonseca, a cidade ter atingido, em novembro, a marca de 10.539 empregos, é algo para se comemorar.

“Com esses números, a capital paraibana se consolida como um exemplo de sucesso no Brasil, superando desafios econômicos e se estabelecendo como um polo de oportunidades e prosperidade. A cidade não só celebra um ano de resultados positivos, mas também se posiciona com otimismo para um futuro ainda mais promissor”, destacou.

 

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Câmara dos Deputados determinou o cancelamento dos passaportes diplomáticos dos ex-deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP)…

22 de dezembro de 2025

PSOL da Paraíba decide ter candidatos ao governo e ao Senado em 2026

O PSOL da Paraíba definiu que vai lançar nomes próprios para disputar o Governo do…

22 de dezembro de 2025

João Azevêdo anuncia pagamento da folha de dezembro e reforça aquecimento econômico

O Governo da Paraíba encerra nesta terça-feira (23) o calendário de pagamentos de fim de…

22 de dezembro de 2025

VLTs de João Pessoa terão horário especial na véspera de Natal

Os VLTs de João Pessoa irão operar em horário especial na véspera de Natal, quarta-feira…

22 de dezembro de 2025

“A decisão é dele”, diz Cícero ao comentar possível filiação de Léo Bezerra ao PT

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), afirmou nesta segunda-feira (22) que caberá exclusivamente…

22 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de perigo potencial de chuvas para todos os municípios paraibanos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de chuvas intensas…

22 de dezembro de 2025