Categorias: Paraíba

João Azevêdo recebe título ‘Amigo do Transplante’

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (10), o título de Amigo do Transplante. A entrega, feita pela direção da Central de Transplante da Paraíba, ocorreu na Granja Santana, em João Pessoa. Em 2019, a Paraíba contabilizou a melhor média de implante de órgãos dos últimos cinco anos.

O diretor da Central de Transplantes da Paraíba, Luiz Gustavo Barros, destacou que as estratégias adotadas pelo governo este ano foram essenciais para aumentar o número de transplantes e doações de órgãos. “Hoje nós temos equipes motivadas, temos cirurgiões com expertise e com treinamentos em outros países e a intervenção do governador e da Secretaria de Saúde foi muito importante para que a gestão da Central Estadual de Transplantes pudesse estimular novamente seus colaboradores, o que resultou em vários marcos históricos, como 24 transplantes de fígado, 30 transplantes renais e essa homenagem tem o objetivo de mostrar a gratidão da sociedade pelo empenho do gestor que dedica atenção a essa questão”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, evidenciou a atenção do Governo do Estado ao projeto de implementação e aumento no número de doações de órgãos e transplantes. “Somente com esse suporte nós tivemos condições de conseguir um aumento substancial no número de doações de órgãos e de transplantes e isso mostra o êxito desse movimento que foi adotado com algumas mudanças nas coordenações de transplantes e com o estímulo no sentido de levar para a sociedade a importância da doação de órgãos”, explicou.

O diretor-geral do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Antônio Pedrosa, ressaltou o esforço do governo para ampliar o número de doações de órgãos. “O Metropolitano é um hospital de alta complexidade em cardiologia e neurologia e enviamos a documentação esta semana para habilitar a unidade no transplante cardíaco. Os dois transplantes cardíacos feitos no estado foram um marco histórico porque há dez anos não eram realizados; isso tudo é reflexo de uma ação planejada pelo governador e pelo secretário de Saúde que deram as condições e meios para que voltássemos a realizar transplantes. Toda essa nova realidade que a Paraíba está em relação ao transplante cardíaco é fruto de uma gestão transparente e voltada para a necessidade da população”, falou.

O coordenador do Opera Paraíba, Adilson Albuquerque, e o chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra, acompanharam a entrega do certificado.

PB Agora

Últimas notícias

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

16 de fevereiro de 2026