Por pbagora.com.br

O governador da Paraíba, João Azevêdo, declarou que é preciso que todos os paraibanos tomem a vacina contra a covid-19 para que os danos causados pela doença possam ser minimizados.

As vacinas de Oxford e CoronaVac tiveram o uso emergencial aprovado pela Anvisa neste domingo (17), após reunião do órgão onde foram apresentados os pareceres das gerências técnicas e os votos dos diretores.

“Vacina tem que ser tomada”, disse o governador. Segundo ele o Estado já está com o plano pronto e nessa etapa 1 da primeira fase , aproximadamente, 308 mil pessoas serão imunizadas. “Dentro da fase 1, como o Plano Nacional prevê, serão 1,2 milhão de pessoas na Paraíba, que serão beneficiadas e aí estaremos atendendo a todos no grupo de risco”, afirmou João.

O chefe do Executivo estadual destacou ainda essa primeira etapa irá contemplar os profissionais de saúde, as pessoas idosas, motoristas e operadores de transporte públicos, os professores, as professoras privadas de liberdade e servidores do sistema de segurança. “Todos os segmentos que poderiam ter problemas estão dentro dessa primeira fase e nós estamos pronto”, garantiu.

No momento em que chegar o imunizante até o início da vacinação, João Azevêdo garantiu que esse tempo não será superior a 24h. O governador estima que as vacinas cheguem ao estado ainda neste mês de janeiro, porém, lembrou que a medicação não possui efeito imediato e é preciso manter os cuidados e a prevenção. “Nós temos que fazer e alcançar a imunização coletiva e isso é cerca de 70% da população então levará um tempo ainda”, analisou.

João avaliou que o ano de 2021 ainda será de convivência com o novo normal e recomendou que os cuidados e os protocolos estabelecidos em 2021 continuem sendo seguidos este ano.

As declarações foram dadas durante a apresentação do Pólo Tecnológico.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o envio dos imunizantes para os estado teve início nesta segunda (18) e a primeira fase da vacinação terá início na próxima quarta (20).

 

PB Agora

Notícias relacionadas

“Todo esforço para acelerar a vacinação é necessário” diz João

O governador João Azevêdo (Cidadania) revelou nesta quarta-feira (24) que a Paraíba já está articulando junto com outros Estados a compra de vacinas da Covid-19 diretamente com os laboratórios. O…

Empresas de transportes coletivos são notificadas em João Pessoa

As empresas de transporte coletivo de João Pessoa têm até cinco dias, para apresentarem um plano de sanitização com protocolos de higiene para serem adotados dentro dos ônibus. A exigência…