Foto: Olenildo
O governador João Azevêdo celebrou, nesta quarta-feira (27), a primeira colocação da Paraíba em nível regional no ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre os pilares que a Paraíba se destacou estão o da inovação (1ª posição no Nordeste e 5ª no Brasil) e de potencial de mercado (2º lugar no Nordeste e 7ª no Brasil).
O chefe do Executivo estadual evidenciou o foco das ações do governo em políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social do estado, tendo por premissa a solidez fiscal e investimentos em áreas estratégicas. “Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, frisou.
A nota geral da Paraíba no ranking foi de 49,3, o que garantiu ao estado passar do 12º lugar no ranking nacional para o 11º, além da permanência no ranking regional, onde o estado continua ocupando o 1º lugar.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública estadual. Ao comparar os 27 estados brasileiros em diversos pilares, o estudo incentiva a melhoria contínua dos serviços prestados à população e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.
Assim, ele apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, avaliando uma série de pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, pautando a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A 24ª Parada da Diversidade da Paraíba e de João Pessoa acontece neste sábado (6),…
A partir desta terça-feira (9), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) ofertará 837…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…
Um levantamento divulgado ontem (05), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2025 (CLP), com dados…
A noite desta sexta-feira (5) produziu um fato político que pode redesenhar alianças no campo…
O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…