Categorias: Paraíba

João Azevêdo celebra primeiro lugar da Paraíba no ranking de competitividade pelo segundo ano consecutivo

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quarta-feira (27), a primeira colocação da Paraíba em nível regional no ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dentre os pilares que a Paraíba se destacou estão o da inovação (1ª posição no Nordeste e 5ª no Brasil) e de potencial de mercado (2º lugar no Nordeste e 7ª no Brasil).

O chefe do Executivo estadual evidenciou o foco das ações do governo em políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social do estado, tendo por premissa a solidez fiscal e investimentos em áreas estratégicas. “Por mais um ano, a Paraíba é reconhecida pela capacidade de atrair empresas, gerar empregos e garantir mais qualidade de vida para as pessoas. Nos destacamos pelos investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento porque sabemos do papel do poder público na formação e qualificação dos cidadãos, e no potencial de mercado, mais uma demonstração da nossa capacidade de atrair investimentos e fortalecer segmentos, como o do turismo, assegurando novas oportunidades para o nosso povo”, frisou.

A nota geral da Paraíba no ranking foi de 49,3, o que garantiu ao estado passar do 12º lugar no ranking nacional para o 11º, além da permanência no ranking regional, onde o estado continua ocupando o 1º lugar.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma importante ferramenta de avaliação da gestão pública estadual. Ao comparar os 27 estados brasileiros em diversos pilares, o estudo incentiva a melhoria contínua dos serviços prestados à população e promove um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Assim, ele apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, avaliando uma série de pilares. É uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, pautando a atuação de líderes públicos em dez áreas-chave (Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública e Sustentabilidade Social).

PB Agora

Últimas notícias

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Professora morre em acidente na BR-104 e marido e filha ficam feridos

Uma mulher identificada como Luciana da Silva Barreto, professora da rede municipal de Barra de…

24 de janeiro de 2026

Policial militar prende suspeito de roubo e recupera veículo com mercadorias em CG

Nessa sexta-feira (23), um policial militar do ROTAM realizou a prisão de um suspeito de…

24 de janeiro de 2026

Nenê confirma estreia pelo Botafogo-PB contra o Sousa no Campeonato Paraibano, neste sábado

O meio-campista Nenê confirmou, em entrevista coletiva nessa sexta-feira (23), na Maravilha do Contorno, que…

24 de janeiro de 2026

Recém-nascido é encontrado morto dentro de caixa de papelão em João Pessoa

Na noite dessa sexta-feira (23), moradores do bairro de Paratibe, na Zona Sul de João…

24 de janeiro de 2026

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026