Categorias: Paraíba

João Azevêdo assina ordem de serviço para construção de usinas fotovoltaicas que atenderão repartições estaduais

PUBLICIDADE

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (9), em João Pessoa, a ordem de serviço para construção e operação de usinas fotovoltaicas que irão atender órgãos da administração estadual. Os investimentos na ordem de R$ 73,4 milhões irão gerar 500 empregos diretos e indiretos com a produção de 22,98 MWp de energia. Com a iniciativa, a Paraíba se consolida na inovação da gestão pública, sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.

Foto: Francisco França / Secom-PB

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ação para redução no consumo de energia elétrica e fortalecimento de ações de proteção ao meio-ambiente. “Nós estamos contratando com a iniciativa privada a construção de usinas solares para suprir o consumo de energia na administração estadual. No primeiro momento nós vamos conectar todas as escolas da rede estadual. Serão quase 1.950 unidades beneficiadas no Estado e vamos ter uma economia de mais de 17%. Já começamos a trabalhar em duas usinas, uma em Sobrado e outra em São João do Cariri, para que a gente possa já em dezembro deste ano entregar a primeira etapa da obra”, sustentou.

O secretário executivo de Energia, Robson Barbosa, explicou que o contrato de concessão, resultado de licitação na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), tem um prazo de 25 anos. “O Governo da Paraíba fez uma licitação para o Estado gerar sua própria energia por meio das usinas fotovoltaicas, que vão suprir de energia elétrica todas as unidades de baixa tensão da administração estadual, a exemplo das escolas e dos hospitais, permitindo economia na despesa de energia, além de contribuir para mitigar os gases de efeito estufa, com um projeto de eficiência energética”, pontuou.

O representante do Consórcio Energia Paraíba, Ricardo Coifman, destacou o pioneirismo do Estado com o projeto. Ele também evidenciou o andamento das obras. “Já temos terrenos e obras em andamento de 7,3 MWp e vamos adquirir, a partir de agora, os terrenos para construção dos 14 MWp restantes. A nossa perspectiva é de já entregar os 7,3 MWp até dezembro e o nosso objetivo é contratar mão-de-obra local – são mais de 500 profissionais envolvidos no projeto. O Estado da Paraíba é pioneiro no Nordeste nesse tipo de projeto que marca a transição energética para uma fonte limpa e, principalmente, sustentável porque estamos tratando de descarbonização, que vem de encontro à necessidade da agenda global e nacional em função das mudanças climáticas no país e no mundo”, observou.

Participaram da assinatura os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Petrônio Rolim (secretário executivo de Parcerias Público-Privadas).

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O poste de Bolsonaro

Bolsonaro escolheu Flávio para se candidatar em seu nome. Nada de novo. Bolsonaro trabalha, primeiramente,…

6 de dezembro de 2025

UEPB deve definir novo calendário acadêmico já na próxima terça-feira

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir, na próxima terça-feira (9), o novo calendário…

6 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º este ano será paga antes; entenda

Ontem, sexta-feira, quinto dia útil do mês, as empresas precisaram pagar o salário de seus…

6 de dezembro de 2025

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.948 da Mega-Sena, com…

6 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom apresenta grupo ‘Mutirão do Samba’ para comemorar dia do ritmo

O Sabadinho Bom deste final de semana celebra o Dia do Samba – comemorado em…

6 de dezembro de 2025

João Azevêdo visita e entrega obras em quatro cidades do sertão paraibano, nesta segunda-feira

O governador João Azevêdo cumpre agenda, nesta segunda-feira (8), em quatro cidades paraibanas: Cajazeiras, São…

6 de dezembro de 2025