Categorias: Paraíba

João Azevêdo assina ordem de serviço para construção de usinas fotovoltaicas que atenderão repartições estaduais

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (9), em João Pessoa, a ordem de serviço para construção e operação de usinas fotovoltaicas que irão atender órgãos da administração estadual. Os investimentos na ordem de R$ 73,4 milhões irão gerar 500 empregos diretos e indiretos com a produção de 22,98 MWp de energia. Com a iniciativa, a Paraíba se consolida na inovação da gestão pública, sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.

Foto: Francisco França / Secom-PB

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância da ação para redução no consumo de energia elétrica e fortalecimento de ações de proteção ao meio-ambiente. “Nós estamos contratando com a iniciativa privada a construção de usinas solares para suprir o consumo de energia na administração estadual. No primeiro momento nós vamos conectar todas as escolas da rede estadual. Serão quase 1.950 unidades beneficiadas no Estado e vamos ter uma economia de mais de 17%. Já começamos a trabalhar em duas usinas, uma em Sobrado e outra em São João do Cariri, para que a gente possa já em dezembro deste ano entregar a primeira etapa da obra”, sustentou.

O secretário executivo de Energia, Robson Barbosa, explicou que o contrato de concessão, resultado de licitação na modalidade Parceria Público-Privada (PPP), tem um prazo de 25 anos. “O Governo da Paraíba fez uma licitação para o Estado gerar sua própria energia por meio das usinas fotovoltaicas, que vão suprir de energia elétrica todas as unidades de baixa tensão da administração estadual, a exemplo das escolas e dos hospitais, permitindo economia na despesa de energia, além de contribuir para mitigar os gases de efeito estufa, com um projeto de eficiência energética”, pontuou.

O representante do Consórcio Energia Paraíba, Ricardo Coifman, destacou o pioneirismo do Estado com o projeto. Ele também evidenciou o andamento das obras. “Já temos terrenos e obras em andamento de 7,3 MWp e vamos adquirir, a partir de agora, os terrenos para construção dos 14 MWp restantes. A nossa perspectiva é de já entregar os 7,3 MWp até dezembro e o nosso objetivo é contratar mão-de-obra local – são mais de 500 profissionais envolvidos no projeto. O Estado da Paraíba é pioneiro no Nordeste nesse tipo de projeto que marca a transição energética para uma fonte limpa e, principalmente, sustentável porque estamos tratando de descarbonização, que vem de encontro à necessidade da agenda global e nacional em função das mudanças climáticas no país e no mundo”, observou.

Participaram da assinatura os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Petrônio Rolim (secretário executivo de Parcerias Público-Privadas).

Secom-PB

Últimas notícias

Encontro entre Aguinaldo Ribeiro e Adriano Galdino foca em planejamento para as eleições de 2026

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

28 de janeiro de 2026

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026