O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com o presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, e representantes do evento Brics. Na ocasião, ele apresentou os potenciais econômicos e turísticos da Paraíba e recebeu o convite para a participação do Estado no 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que será realizado entre os dias 19 e 23 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia.

Durante a reunião, o chefe do Executivo estadual fez uma apresentação sobre o Polo Turístico Cabo Branco e a instalação do estaleiro para reparos navais no município de Lucena e destacou as iniciativas do Governo nas áreas da infraestrutura e recursos hídricos. “Essas ações tornam o Estado capaz de receber investimentos da iniciativa privada em vários segmentos da economia, seja no turismo, na agricultura ou na indústria têxtil. Além disso, somos o primeiro Estado do Nordeste no ranking de competitividade, o que é extremamente importante para o nosso desenvolvimento”, frisou.

O gestor também destacou a importância da realização do Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics. “Essa é uma forma diferente da tradicional porque permite a troca de experiências, o que é fundamental, e essa visita de hoje traz para a Paraíba o convite e a apresentação de um projeto para fazer com que as ideias de diversos municípios que compõem os países do Brics possam ser compartilhadas, permitindo investimentos de parte a parte”, comentou.

Por sua vez, Mikhail Cherepanov apresentou ao governador a proposta do Fórum, que visa estimular a cooperação internacional entre os municípios localizados nos países do Brics para fomentar as relações de negócios. O representante do governo russo ressaltou ainda que a ideia do evento é promover um espaço para o fortalecimento dos municípios a partir da apresentação de ações estratégicas em diversas áreas da economia. “Muitos investidores buscam projetos para desenvolvê-los e essa troca de informações viabiliza a execução deles, elevando o patamar de investimentos porque o nosso objetivo é fazer com que a iniciativa privada ajude os projetos públicos a saírem do papel”, declarou.

O advogado representante do evento Brics na Paraíba, Adailton Costa, disse que o convite formulado ao Estado confirma a importância da Paraíba no atual cenário econômico. “A Paraíba tem uma localização geográfica estratégica e é dotada de uma economia diversa, com um grande potencial para o turismo, agronegócio e pesca e ainda apresenta muitas oportunidades de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento social, e esse evento, que ocorrerá em setembro, permitirá a participação dos municípios em rodadas de negócios para que sejam apresentados projetos viáveis e interessantes para os investidores internacionais”, explicou.

O 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics foi desenvolvido pelo município Kupchino, de São Petersburgo, e prevê fóruns de discussões e mesas de reuniões em diversas áreas.

Os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Marialvo Laureano (Fazenda); e Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) estiveram presentes no encontro.

Também participaram da reunião Valter Costa (advogado representante do evento Brics na Paraíba); Henrique Domingues (representante do evento Brics no Brasil); Nilo Gouveia e Eugênio Gondim (representantes do evento Brics no Nordeste); Viktoriia Krylova (1ª secretária do Conselho Municipal de São Petersburgo) e os empresários Sérgio Gama e Sérgio Gama Filho.

Redação com Secom/PB

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mais da metade dos casos de morte violenta na PB continua sem solução

Mais da metade dos 32 casos de mortes violentas registradas na Paraíba de 21 a 27 de agosto de 2017, acompanhadas pelo Monitor da Violência, ainda não foram solucionados após dois anos.…

MPPB sedia lançamento do “Outubro Rosa”, nesta segunda-feira

O Ministério Público da Paraíba vai sediar, às 8h desta segunda-feira (23/09), a cerimônia de lançamento da Campanha Outubro Rosa, promovida pela ONG Amigos do Peito, em parceria com o…