Jardim Botânico funcionará nos finais de semana e agendamento pode ser feito por telefone
A partir da próxima semana será permitida visitação e passeios em trilhas, aos sábados e domingos no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. O lazer contemplativo faz bem à saúde e à ecologia, porque cria no visitante a consciência da importância de preservar a área verde, cuja extensão é de 511 ha, dos quais, 380 ha compõem a unidade estadual de conservação, situada as margens da Av. Dom Pedro II, em João Pessoa. O Rio Jaguaribe corta a unidade de conservação, desde a nascente, no Bairro do Cristo Redentor, até à avenida.
A recuperação da estrutura física do Jardim Botânico, a instalação da segurança 24 horas, com a permanência de dois guardas florestais na portaria, com controle de entrada são medidas tomadas pelo diretor José Targino Segundo Neto e que trabalha para dotar o espaço verde de condições para atrair visitantes e pesquisadores.
“Quando foi inaugurado, em 2002, ele chegou a receber oito mil visitantes. Esse é um espaço de lazer contemplativo e o pessoense teria uma perda muito grande se não for bem conservado”, comenta o diretor, cujo projeto de revitalização do Jardim Botânico prevê reparos na cerca do entorno da mata, instalação de um cinema no espaço do auditório (com 100 lugares), recuperação do centro de visitantes (que possui animais empalhados, fotos e exemplares de madeira), instalação de orquidário e de cactário, bem como de anfiteatro e de jardim sensorial (para portadores de deficiência visual).
O diretor faz questão de enfatizar a nova situação de segurança, pois isso dá mais tranquilidade aos visitantes. Para percorrer as trilhas, basta que os grupos façam o agendamento pelo telefone 3218-7880. O acesso é gratuito.
Existem sete trilhas cujos percursos visam atender os diferentes perfis de visitantes, como escolas, turistas e os próprios moradores da cidade, sendo que um deles está sendo desenvolvido especificamente para cadeirantes, e levam em consideração a faixa etária: idosos – passeio com tempo médio de 30 minutos, em locais mais planos; adolescente – caminhada de 1h, seguida de palestra no auditório (abordando as questões ambientais, a diversidade dos biomas da Paraíba, a importância do reflorestamento e da reciclagem, o aquecimento global e seus efeitos) e crianças – com trilha de 20 minutos.
No jardim botânico existe o inventário das plantas, que são resquícios da Mata Atlântica. O passeio permite também conhecer o Rio Jaguaribe e avistar alguns animais comuns como pássaros, preguiça, saguim e cobras. Para evitar problemas com insetos, o visitante deve usar tênis, calça jeans e repelentes. É bom levar água e usar boné. Pela manhã é mais agradável, porque o sol é menos forte e as flores estão mais abertas.
Secom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Mais de 100 municípios paraibanos estão sob alerta de baixa umidade do ar entre sábado…
A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com…
O presidente do PL na Paraíba e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga, confirmou, na noite…
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…
A diretoria do Campinense Clube oficializa neste sábado (27), a contratação do zagueiro Matheus Camargo,…
A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…