Categorias: Paraíba

Jardim Botânico divulga normas para visitantes

PUBLICIDADE

Usar calçados fechados e resistentes, meias e calças compridas são as principais recomendações para quem visita o Jardim Botânico de João Pessoa. Gerido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Jardim Botânico completa 11 anos de existência e é considerado hoje como a maior porção urbana de Mata Atlântica, reunindo numerosas espécies e variedades de plantas silvestres e hortícolas, cultivadas, identificadas e catalogadas.

Dessa maneira, atrai bom fluxo de visitantes, o que requer o estabelecimento de normas de comportamento e segurança nas trilhas que oferece. Calçados, como tênis e botas, são recomendados para evitar contato com animais peçonhentos e plantas tóxicas.

Segundo as recomendações, o visitante precisar usar camisa com mangas, boné, protetor solar e repelente, para um maior conforto; evitar utilizar perfumes fortes, para não atrair abelhas ou insetos e ainda não espantar os animais. Durante a visita, é preciso evitar barulho para não estressar os animais e não levar nenhum tipo de alimento para as trilhas, para não prejudicar a saúde dos animais e também não atrair abelhas ou insetos.

É proibido entrar nas trilhas sem o acompanhamento do guia e, uma vez no passeio, os visitantes devem sempre manter-se junto ao grupo; e avisar a segurança em caso de qualquer anormalidade.

Normas de acesso – Dentre o que não é permitido destacam-se estacionar veículos em cima de calçadas ou lugares impróprios; circular com veículos com velocidade superior a 10 km/h; entrada de ônibus, exceto quando conduzir pessoas da terceira idade ou com necessidades especiais; lavagem de veículos no âmbito do local; escrever, gravar, pintar ou afixar letreiros, cartazes, avisos ou figuras nas árvores e demais plantas.

Também é proibido arrancar ou danificar qualquer planta, galhos, flores, folhas, frutos e sementes; pisar nos canteiros, plantas ou subir nas árvores; colocar o lixo fora dos recipientes de coleta; fumar na área de reserva; deixar crianças sem o acompanhamento de responsáveis; correr, praticar exercícios físicos e esportes sem permissão; adentrar as trilhas sem prévia autorização; caminhar fora das trilhas; coletar material vegetal sem permissão; alimentar, assustar, capturar, maltratar ou matar qualquer animal silvestre, inclusive não silvestre que por ventura se encontre na área; entrar com cães, gatos e outros animais domésticos; ingestão de bebidas alcoólicas; uso de entorpecentes; e trajes sumários.

Jardim e visitas – O Jardim Botânico de João Pessoa está numa região denominada Mata do Buraquinho, com área estimada de 343 hectares dos 515 ha de remanescentes de Mata Atlântica, considerada a maior área de reserva natural urbana do País.

Para desfrutar desse espaço, a visitação é gratuita e o agendamento deverá ser realizado com antecedência especificando data, hora, faixa etária e quantidade de pessoas. Por enquanto, o funcionamento se restringe de segunda a sexta-feira, com horário das trilhas às 9h e 14h. O telefone para contato é (83) 3218.7880.

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura do Recife reclassifica candidato e deixa paraibano fora de vaga de procurador

O advogado Markos Vinícius Batista, natural da Paraíba, contestou a nomeação realizada pela Prefeitura do…

31 de dezembro de 2025

Com voto de minerva, Câmara Municipal de Campina Grande aprova orçamento de R$ 2,4 bilhões para 2026

Em uma sessão extraordinária marcada por intensos debates, a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou,…

31 de dezembro de 2025

Dois policiais ficam feridos em colisão de viatura com poste durante perseguição no Cristo

Dois policiais militares ficaram feridos após a viatura da Força Tática da Polícia Militar colidir…

31 de dezembro de 2025

Polícia prende homem em flagrante por agressão e ameaça contra companheira e sogra, na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de…

31 de dezembro de 2025

Duas prefeituras da Paraíba exoneram todos os cargos comissionados no apagar das luzes de 2025

As prefeituras de Alhandra e Serra Redonda, localizadas no Litoral Sul e no Agreste da…

31 de dezembro de 2025

Governo da Paraíba promove 276 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

O Diário Oficial do Estado da Paraíba trouxe, na edição dessa terça-feira (30), a promoção…

31 de dezembro de 2025