Categorias: Paraíba

Janete Ismael: MPE está “fragilizado”

PUBLICIDADE

A procuradora-geral de Justiça Janete Ismael, já não esconde de mais ninguém: a pressão que os promotores de Justiça estão fazendo contra a decisão do Conselho de Procuradores de impedi-los de participar do processo eleitoral na Procuradoria Geral de Justiça está deixando a instituição “fragilizada”.

O primeiro efeito prático desse reconhecimento de “momento frágil” do Ministério Público é a própria decisão de Janete Ismael de desacelerar o processo de encaminhamento para a Assembléia Legislativa da Paraíba do projeto de lei instituindo a nova Lei Orgânica da instituição, incluindo a modificação ao artigo 9º da Lei Orgânica do Ministério Público, impedindo os promotores de Justiça de disputar o cargo de procurador-geral de Justiça . 

A proposta de alteração a Lei Orgânica do MPE da Paraíba foi aprovada por 12 votos a 7, na semana passada, pelo Colégio de Procuradores. De acordo com o deputado Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCJ), Janete Ismael lhe confidenciou que não considera esse o “momento certo” para encaminhar a resolução para aprovação da Assembléia Legislativa da Paraíba, pois a instituição está “fragilizada” devido à exposição do assunto na sociedade, através da imprensa.

“A instituição tem que ser poupada”, justificou Janete Ismael, informando que não tem previsão de quando encaminhará o projeto de lei à Assembleia.
“Não acho que é o momento próprio, porque eu acho que a instituição está muito fragilizada. Acho que esse assunto tem que ser discutido em casa. Então, como houve uma exposição muito grande, eu estou dando uma trégua”, assumiu.

A procuradora-geral de Justiça garantiu que o projeto pode ser encaminhado a qualquer momento ao legislativo, tanto antes como depois das eleições para procurador-geral de Justiça, que acontecem em julho. 

Pessoalmente, Zenóbio Toscano já adiantou que não conta com sua simpatia. Mas, na condição de presidente da CCJ, não pode adiantar qualquer parecer que depende do colegiado.

 PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024