Categorias: Paraíba

Itaú e Vivo vão indenizar Biu Fernandes

PUBLICIDADE

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (30), deu provimento parcial, condenando a Financeira Itaú CDB S/A (FIC) e a Vivo S/A, a pagarem indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil, em favor do deputado estadual Benedito Alves Fernandes, mais conhecido como Biu Fernandes (DEM).

Segundo a sentença, o parlamentar, ao tentar realizar operação comercial na Concessionária Toyota Carvalhos & Filhos, foi surpreendido com a notícia de que seu nome constava na relação dos devedores da Serasa. O apelado ressalta, que jamais efetuou transação comercial com as empresas telefônica e financeira, e que a negativação ocorreu sem o devido aviso prévio.

A FIC e a Vivo interpuseram recurso contra a decisão do magistrado. Na apelação, a Financeira Itaú alega que a inscrição do nome do requerente ocorreu em virtude da dívida contraída com o cartão de crédito “Comprebem”, concedido pela empresa à pessoa que se identificou como sendo o autor, estando munida de todos os seus documentos.

Neste mesmo sentido, a Vivo S/A sustentou que a empresa tem obrigação de disponibilizar seus serviços a todos que apresentam seus documentos, havendo agido, portanto, dentro da legalidade e com boa fé ao efetuar a inscrição do nome do autor nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito.

O juiz da 4ª Cível da comarca da Capital fundamentou, em sua decisão, que não ficou demonstrado que foi o autor quem deu causa às dívidas que ensejaram a inscrição do seu CPF no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito. “Ao financiar um bem, a instituição prestadora de serviços deve sujeitar-se a todos os riscos que tal atividade enseja, devendo tomar todas as cautelas a fim de evitar prejuízos ao consumidor”, disse o magistrado na sentença.

A apelação de nº 200.2007.015858-5/001 foi julgada pelos desembargadores José Di Lorenzo Serpa (relator) e Manoel Soares Monteiro, e pelo juiz convocado Miguel de Britto Lyra Filho (revisor). Os membros do órgão fracionário divergiam, apenas, em relação ao quanto indenizatório fixado pelo juiz de 1º grau, minorando o valor para R$ 25 mil, que será rateado, proporcionalmente, entre os apelantes.

 

Redação com TJPB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campeonato Paraibano começa neste final de semana com 10 clubes buscando título; veja detalhes

A bola vai rolar para a 116ª edição do Campeonato Paraibano. Após reformulação de equipes,…

17 de janeiro de 2026

João Pessoa tem dois trechos de praias impróprias para banho no fim de semana

Dois pontos da orla de João Pessoa foram apontados como impróprios para banho durante o…

17 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro reforça alinhamento com PSB durante posse de novo diretório na capital: “É a espinha dorsal desse projeto”

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), reforçou o…

17 de janeiro de 2026

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Cris Munhoz é atração do Sabadinho Bom deste final de semana

A cantora Cris Munhoz é a atração do Sabadinho Bom deste final de semana e…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464