O município de Itabaiana, encerra, nesta quinta-feira (26), o 13º Ciclo dos Seminários de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. O evento tem como objetivo discutir as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa. Os seminários do PB Rural são realizados pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar.

O seminário, em Itabaiana, será realizado na Maison Finesse – Avenida Brasília, 14, e foram convidadas as cidades de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Mulungu, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda. Os seminários ocorrem das 8h às 12h.

Em Bananeiras, o 12º seminário foi realizado no auditório “Pedro de Oliveira e Silva Filho”, do Campus III, da UFPB, onde compareceram cerca de 300 representantes dos seguintes municípios da região: Algodão de Jandaíra, Areia, Alagoinha, Araçagi, Arara, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Caiçara, Casserengue, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Esperança, Guarabira, Logradouro, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Remígio, Serra da Raiz, Serraria, Solânea e Tacima.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Luiz Couto, lembrou que a assinatura do empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, para a execução do Programa PB Rural Sustentável foi assinado no dia 19 de março, Dia de São José, data comemorada pelos camponeses que têm o santo como patrono. O programa, segundo Luiz Couto, “vai trazer qualidade de vida e dignidade para todos”, garantiu.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, reafirmou que a água será o carro-chefe do Programa PB Rural, onde será concentrada a maior parte dos recursos. Ele fez uma explanação acerca dos componentes 1, 2 e 3.

Os deputados estaduais Jeová Campos e Melchior Batista, respectivamente, presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, e da região do Brejo paraibano, além dos prefeitos Renata Barbosa (Belém), Antônio Eloy (Sertãozinho) e Douglas Lucena (Bananeiras), da diretora do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III, da UFPB, Terezinha Domiciano Dantas Martins e o vice-prefeito de Bananeiras, Augusto Aragão (Guga), também participaram do evento.

Após as apresentações de estratégias de implementação do Programa PB Rural, foram realizadas as exposições dos técnicos do Cooperar sobre o Fortalecimento Institucional, pela coordenadora Nalfra Batista; Salvaguardas Socioambientais, pela gerente de Operações, Elisane Abrantes; Acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática, pelo técnico João Guilherme; e Alianças Produtivas, pela coordenadora Valdecy Freire.

Em seguida, aconteceu uma roda de conversas entre os técnicos do Cooperar e os representantes dos municípios envolvidos, dirigida pela coordenadora do Fortalecimento Institucional, Nalfra Batista. O coordenador de Tecnologia da Informação, Eduardo Vicentin, estava presente.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Saiba quem é nome do governador indicado para novo Conselheiro do TCE

O governador João Azevêdo enviou mensagem ao presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, para formalizar a indicação de Antônio Gomes Vieira Filho para o cargo de conselheiro do…

Segurança fará novas operações na segunda quinzena de outubro

As ações contra roubos, homicídios, tráfico de drogas e outros crimes devem ser intensificadas nesta segunda quinzena de outubro, com o aumento das operações preventivas realizadas pela Polícia Militar. O…