ISEA-CG: Gestantes são transferidas de volta para a maternidade

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Prefeitura de Campina Grande retomou as ações no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para a normalização do funcionamento de toda a maternidade. Com o trabalho, o abastecimento elétrico da UTI Materna e da enfermaria do alto risco foi normalizado e as gestantes que haviam sido transferidas para o Hospital Municipal Dr. Edgley foram levadas de volta para a maternidade.

“Todas as 20 gestantes de enfermaria foram trazidas de volta, bem e estáveis. Das três gestantes que foram levadas para a UTI do Hospital Municipal Pedro I, uma já recebeu alta e está na enfermaria do hospital e as outras duas seguem na UTI e estão bem. Já com relação aos recém-nascidos da UTI que foram transferidos para outras maternidades, nossas equipes seguem nesses hospitais acompanhando todos eles, que estão bem e estáveis. Não retornamos com esses para o ISEA ainda muito mais por precaução”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.

O secretário de Saúde, Gilney Porto, e a direção do ISEA acompanharam o trabalho dos técnicos da Prefeitura junto com a promotora de saúde do Ministério Público do Estado da Paraíba, Adriana Amorim, e o promotor da infância e da juventude, José Leonardo Pinto.

‘Fomos verificar as ações emergenciais que foram adotadas, as ações pontuais para reparo da situação e as ações mais amplas, como um projeto para renovação desse cabeamento’, disse Adriana Amorim.

As equipes de engenharia da Secretaria de Obras e da Secretaria Municipal de Saúde explicaram todas as medidas que estão sendo adotadas e os promotores visitaram todos os setores da maternidade. Nesta segunda-feira, os técnicos realizaram mais uma etapa de ligação da energia à rede elétrica e fizeram reparos e manutenções em toda a rede.

Todos os serviços do Instituto já foram retomados, incluindo UTI Neonatal, UTI Semi-intensiva, UTI Materna, Berçário Intermediário, Ala Canguru, enfermarias, Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera, Planejamento Familiar, Pré-natal de Alto Risco, consultórios médicos e serviços de exames, além da sala de vacina e do Banco de Leite Humano. Estes dois últimos estão funcionando provisoriamente em outros espaços dentro da própria maternidade.

“Os consertos foram executados e as equipes criaram uma rede com fiação externa por cima para facilitar o acesso. Além do gerador que já existe na maternidade, contratamos mais um gerador, e o prefeito Bruno determinou renovar todo o projeto elétrico da maternidade, que tem mais de 70 anos de fundação”, disse o secretário de Saúde.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025