Categorias: Paraíba

Ipea inicia descentralização e Paraíba deve ganhar 1ª unidade do NE

PUBLICIDADE

 

A primeira representação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fora do eixo Brasília-Rio de Janeiro, deve ser instalada na Paraíba. A informação foi anunciada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Renaut Michel, que analisou, nesta sexta-feira (29), os efeitos da crise econômica global no país e na Paraíba durante a palestra “A economia brasileira: desempenho recente e perspectivas”, que aconteceu no auditório do Sebrae, em João Pessoa.

Criado há 45 anos, o Ipea, além de um dos principais institutos de pesquisa do país, é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O instituto é presidido atualmente pelo economista e professor da Unicamp Márcio Pochmann. O Ipea realiza atividades de pesquisa que fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento do país. Os trabalhos do Ipea são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras e regulares publicações e seminários e, mais recentemente, via programa semanal de TV em canal fechado.

Em 2007, o Ipea anunciou que as duas primeiras representações fora do eixo Brasília -Rio de Janeiro seriam Natal (RN) e Belém (PA), mas as negociações com esses governos locais não avançaram e as parcerias não foram ainda concretizadas. A representação do Ipea na Paraíba, que será aberto em convênio com o Governo do Estado, vai funcionar provavelmente no Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme), em João Pessoa, que já assinou convênio. Com essa representação, o Ipea poderá, por exemplo, divulgar pesquisas com detalhamento estadual, o que não acontece atualmente, sem falar ainda nos ganhos acadêmicos, do banco de dados que estará disponível pelo instituto, que analisa e traça políticas públicas de médio a longo prazo para o país.

Segundo o diretor Renaut Michel, a parceria com o Governo do Estado, via convênio com o Ideme, está praticamente fechada. “A diretora de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea, Liana Carleal, será a responsável pelas negociações finais, mas um dos técnicos já está em João Pessoa e fez inclusive matrícula de seus filhos em escolas locais”, revelou.

Já o superintendente do Ideme, Achilles Leal, informou que caberá ao governador José Maranhão anunciar o dia em que o Ipea será instalado na Paraíba. Segundo Leal, o instituto fará parcerias com o Ideme para a realização de pesquisas de caráter regional. “A Paraíba será o primeiro Estado do Nordeste a ter uma representação do Ipea. Toda a documentação para a instalação foi assinada e já existe um técnico do instituto de pesquisa morando na Paraíba”, acrescentou.

Para Renaut Michel, as vantagens dessa parceria para os governos locais da Paraíba e dos Estados do Nordeste “estão na capacidade de ampliar o planejamento de médio e longo prazo. A expressão mais acabada de que é possível ter capacidade de planejamento mais amplo será a instalação da representação do Ipea na Paraíba. Esse será um aceno importante no sentido de pensar o Estado da Paraíba e a própria Região Nordeste no longo prazo as políticas públicas de desenvolvimento. A ideia da representação do Ipea na Paraíba aponta uma contribuição aos governos da Paraíba e dos demais Estados do Nordeste. Diria que mantida a estabilidade institucional política do Estado vejo com otimismo essa parceria entre os governos estaduais e o Ipea que podem trazer frutos promissores”, apontou o economista do Ipea.

O vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Rafael Bernardino, disse que a chegada da representação do Ipea na Paraíba “é um marco extremamente positivo. Eles vão contribuir de forma qualitativa com as análise das políticas públicas e econômicas desenvolvidas na região, trazendo informações e pesquisas para subsidiar discussões sobre o desenvolvimento econômico regional”, frisou o economista.

Para Bernardino, “o espírito empreendedor deve ser o carro chefe para tirar o atraso de nossa economia, que no último PIB obteve o segundo menor crescimento do país 2,2%”, perdemos apenas para o Piauí.
 

 

 

 

Jornal da Paraíba

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026