A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Investimentos do Governo da Paraíba no Centro Especializado em Reabilitação de Sousa garantem habilitação do Governo Federal

O Governo Federal anunciou, nessa quarta-feira (13), a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Sousa. A medida estabelece recurso para o Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde da Atenção Especializada, que será incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado da Paraíba. A ação foi garantida pelos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba para fortalecer a saúde estadual e oferecer tratamentos efetivos com a ampliação da assistência de saúde à população.

O serviço que, anteriormente, era custeado com incentivos estaduais, agora receberá R$ 4.140.000,00 que serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde da Paraíba. Serão repassadas parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. O recurso tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade.

O CER IV é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que atende a demanda de 89 municípios referentes a 3ª macrorregião de Saúde, oferecendo os serviços de triagem, diagnóstico e reabilitação em saúde para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), ostomia e múltiplas deficiências, além de benefícios assistenciais como concessão de aparelhos auditivos.

De acordo com secretário de Saúde, Jhony Bezerra, o montante federal, que se soma aos investimentos estaduais, garantirá a ampliação do acesso da população à saúde de forma efetiva. “O intuito é fortalecer a saúde estadual, e prestar a melhor assistência aos usuários, aumentando a qualidade do serviço ofertado nas macrorregiões de Saúde”, explica.

Para a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, a chegada do custeio do Ministério da Saúde é muito importante para o serviço, que deixa de depender exclusivamente do Estado. Com o valor, serão implantadas melhorias no trabalho realizado pelo CER, como a aquisição de equipamentos, a qualificação de profissionais e ampliação dos espaços terapêuticos.

Para ter acesso ao serviço o passo inicial é o agendamento de triagem que pode ser realizado pelos telefones: (83) 3521-3951 ou 3521-3952, ou ainda, via e-mail: [email protected]. Após o agendamento, é necessário realizar um cadastro, no qual são solicitados os seguintes documentos: RG, CPF, SUS e comprovante de residência. Para as crianças que não possuírem RG e CPF é necessária a certidão de nascimento.

A rede de atenção básica de saúde é a principal “porta de entrada” para os usuários acessarem os serviços do CER IV. Mas também é possível receber encaminhamentos por hospitais ou ainda por demandas espontâneas, do próprio usuário ou de sua família.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe