A Paraíba o tempo todo  |

Inverno termina com temperaturas acima da média na Paraíba

 O inverno de 2015 foi marcado por chuvas irregulares e temperaturas acima da média na Paraíba, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação chegou ao fim oficialmente às 5h20 desta quarta-feira (23), dando início à primavera.

Segundo o chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet Recife, o meteorologista Ednaldo Correia de Araújo, as precipitações registradas nas estações monitoradas pelo Inmet na Paraíba foram abaixo da média.

 

“Os meses de abril, maio, junho e julho deveriam ser os mais chuvosos, mas março foi o mês que mais choveu na Paraíba, com uma precipitação de 406,5mm, quando o esperado para esse período era de 252mm. O inverno teve uma irregularidade nas chuvas no Nordeste inteiro”, explicou.

A região de Monteiro, no Cariri paraibano, registrou a menor temperatura do inverno até agosto. Os dados de setembro ainda não foram consolidados pelo Inmet. Os termômetros baixaram até 13,1ºC no dia 13 de agosto na cidade. Mesmo fazendo frio, a temperatura mínima média do mês foi de 16,2ºC, maior que a média histórica para agosto em Monteiro, 15,2ºC.

 

De acordo com o levantamento do Inmet, todas as temperaturas mínimas e máximas médias de cada região, em junho, julho e agosto, foram maiores que as médias históricas.

 

Em relação às máximas, a região de São Gonçalo, no Sertão do estado, foi a que registrou a maior temperatura do período, 36,6ºC, em 23 de agosto. A temperatura máxima média para o mês de agosto foi de 34,6ºC no mês de agosto, maior que a média história, de 33,1ºC.

 

Primavera

A previsão para a primavera é que as temperaturas aumentem ainda mais, com redução da nebulosidade e dias mais longos, de acordo com o meteorologista Ednaldo Correia.

 

Segundo a meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o período da primavera coincide com um período normal de redução de chuvas em toda a Paraíba. Por isso, as chuvas, se acontecerem, devem ser rápidas e isoladas.

 

Redação com G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe