O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acendeu o sinal de alerta para o Sertão paraibano nesta quarta-feira (18). Dois avisos meteorológicos, que abrangem 64 municípios da região, indicam a ocorrência de chuvas fortes e ventos intensos até a manhã da próxima sexta-feira (20).
Os alertas variam entre os graus de “Perigo Potencial” e “Perigo”, sinalizando que os moradores devem redobrar a atenção para evitar acidentes.
Nas áreas sob alerta de maior severidade (Grau de Perigo), a previsão é de chuvas que podem chegar a 100 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento que variam entre 60 e 100 km/h. Com esse cenário, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado alto.
Já nas localidades em “Perigo Potencial”, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h, com ventos mais moderados, de até 60 km/h.
A Defesa Civil e o Inmet reforçam recomendações básicas, mas que salvam vidas em momentos de tempestade:
- Evite se abrigar debaixo de árvores: Há risco real de queda e de descargas elétricas.
- Atenção aos veículos: Não estacione perto de torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelo vento.
- Aparelhos eletrônicos: Evite usar eletrônicos ligados à tomada. Se a chuva for muito forte, o ideal é desligar o quadro geral de energia.
- Emergências: Em caso de problemas, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Os avisos seguem em vigor até às 10h da manhã de sexta-feira, mas o monitoramento é constante devido às mudanças rápidas nas condições do tempo.
PB Agora








