Categorias: Paraíba

Infraero recorre a regime diferenciado para licitar obra no Castro Pinto

PUBLICIDADE

Sem divulgar nenhum valor previamente, a Infraero inaugurou ontem o uso do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) pela administração federal, aplicando a nova legislação para licitar estudos e projetos de ampliação do estacionamento do aeroporto de João Pessoa (PB). A estatal usou o artigo da lei que permite sua aplicação em cidades localizadas a até 350 quilômetros das sedes de grandes eventos esportivos, como a Copa de 2014, que motivaram a criação do novo regime.

A Infraero considera lançar, nos próximos dias, outras duas concorrências pelo RDC: a construção da nova torre de controle do aeroporto de Salvador e a de modernização do sistema de esteiras para bagagens do Galeão.

No edital recém-publicado, que não se rege pela Lei de Licitações, a estatal convoca empresas interessadas a apresentar suas ofertas no dia 16 de novembro, em pregão presencial, na superintendência do Nordeste, em Recife.

De acordo com José Eirado, diretor de administração da Infraero, a ideia foi usar uma licitação relativamente simples para “fazer um teste” e “ganhar aprendizado” no uso do RDC. “Precisamos aprender a trabalhar com esse processo.”

A empresa calcula que o tempo de contratação nesse caso, com a aplicação do novo regime, será encurtado de 120 dias para cerca de 60 dias. A partir de agora, segundo ele, “a tendência da Infraero será usar esse processo”.

A reforma e ampliação do terminal de passageiros de Fortaleza, uma obra com investimento estimado em R$ 350 milhões e com entrega prevista para dezembro de 2013, também deverá usar o RDC. Os projetos de engenharia estão sendo finalizados.

O edital lançado ontem prevê a contratação de empresa para execução dos levantamentos topográficos, geotecnia, projetos básicos e executivos necessários para a “ampliação, recuperação das áreas pavimentadas, drenagem, sistema de iluminação, urbanização, paisagismo e acessibilidade” do estacionamento do aeroporto de João Pessoa. O contrato tem vigência de 320 dias. A Infraero diz que o terminal dá suporte a duas cidades-sede da Copa: Recife e Natal.

O valor máximo para a apresentação de ofertas não foi divulgado, usando uma possibilidade permitida pela lei. O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público podem pedir esclarecimentos a qualquer momento – a Infraero está obrigada a atender -, mas o público em geral e as próprias empresas interessadas não têm acesso prévio ao dado. “O valor do contrato só será conhecido no ato de adjudicação”, disse Eirado. Para ele, isso puxa o preço para baixo.

Criado em março, por medida provisória, o RDC foi regulamentado por decreto no dia 11 de outubro. Nos casos em que a concorrência for definida por menor preço, existe a possibilidade de a comissão de licitação reabrir a disputa sempre que a diferença entre a primeira e a segunda melhor oferta for superior a 10%. A regulamentação também prevê a hipótese de escolha do vencedor por “melhor técnica ou conteúdo artístico”.

A Procuradoria-Geral da República já enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade contra o RDC. Para o órgão fiscalizador, a legislação contraria a vertente da legalidade. A Procuradoria argumenta que o novo regime não fixa parâmetros mínimos de identificação de obras, serviços e compras que devam seguir o RDC.

 

Valor Econômico

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Cajazeiras iniciam programação do Férias Funesc nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (19) a programação do ‘Férias Funesc’, projeto da Fundação Espaço Cultural da…

18 de janeiro de 2026

Antes da estreia no Paraibano, Botafogo anuncia mais um reforço para a lateral esquerda

O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…

18 de janeiro de 2026

Hugo Motta diz que Câmara dará tramitação rápida para validar acordo Mercosul-UE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…

18 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 cidades do Sertão paraibano

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…

18 de janeiro de 2026

Ainda sem Nenê, Botafogo-PB empata com Esporte de Patos na estreia do Paraibano

Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…

18 de janeiro de 2026

Projeto Vila Kids Sejel oferece colônia de férias dominicais gratuitas na Vila Olímpica Parahyba

Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…

18 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464