TCE-PB envia ao Ministério Público Eleitoral lista com mais de 370 gestores com contas irregulares

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), por meio de sua Corregedoria, encaminhou ao Ministério Público Eleitoral os nomes de todos os agentes públicos com contas julgadas irregulares, envolvendo o período de 01 de janeiro de 2016 a 10 de junho de 2024. Na lista constam 923 registros, com um total de 376 gestores públicos. Em alguns casos, os registros se referem a mais de uma prestação de contas reprovadas em diferentes exercícios financeiros.

A informação foi prestada pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz, ao observar que a inclusão do nome de gestores na relação apresentada pelo TCE não gera automaticamente a inelegibilidade do candidato, conforme entendimento que se extrai da Lei Complementar nº 64/90, cabendo à Justiça Eleitoral concluir se houve a configuração de irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa.

O Corregedor Geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, reiterou as providências adotadas em relação ao encaminhamento da relação ao TRE. Depois de checadas as informações são inseridas no Sistema de Contas Eleitoral do Ministério Público Federal, por meio do (Sisconta Eleitoral), observou ele, ao acrescentar que foram observados os parâmetros previstos no art. 1°, inciso I, alínea ‘g’, da Lei Complementar n° 64/90, tais como o trânsito em julgado, o prazo legal de oito anos, entre outras intercorrências.

Dados da lista – A lista de agentes políticos com contas julgadas irregulares pelo TCE, para fins eleitorais, informa o número do processo, a categoria, o jurisdicionado e o responsável, com o respectivo CPF, a decisão e a data da publicação. No caso dos municípios, constam também as decisões das respectivas câmaras legislativas.

A lista completa pode ser acessada no Portal do TCE-PB pelo link:

https://tce.pb.gov.br/arquivos/lista_contas_julgadas_24.pdf

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jovem de 15 anos é encontrado morto ao lado de motoneta, em Patos

Um adolescente de 15 anos foi encontrado sem vida na madrugada desta segunda-feira (15) em…

15 de dezembro de 2025

Alistamento militar para nascidos em 2008 começa no dia 1º de janeiro e mulheres podem se inscrever

O alistamento militar para os jovens nascidos em 2008 começa no dia 1º de janeiro…

15 de dezembro de 2025

Suspeito de tentar sequestrar bebê é imobilizado pela população e preso pela PM

Um homem foi preso nesse domingo (14) em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, suspeito…

15 de dezembro de 2025

JP: jovens que nunca se vacinaram contra o HPV devem procurar os serviços de saúde até o final de dezembro

A Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta para que adolescentes e jovens de 15…

15 de dezembro de 2025

Jovem de 18 anos é morto a tiros em via pública no bairro Colinas do Sul, em JP

Um jovem de 18 anos foi executado a tiros na manhã desta segunda-feira (15), no…

15 de dezembro de 2025

TRE-PB rejeita embargos, mantém cassação do prefeito de Cabedelo e abre caminho para pleito suplementar

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta segunda-feira (15), os embargos de declaração…

15 de dezembro de 2025