A Paraíba o tempo todo  |

Incra da Paraíba entrega casas em alvenaria para 17 famílias de assentamento a 215 km de JP

Na semana em que o Brasil comemorou o Dia do Agricultor, famílias do Assentamento Zumbi dos Palmares I, em Barra de Santa Rosa, no Agreste paraibano, realizaram o sonho de conquistar a casa própria. Na sexta-feira (30), as primeiras oito moradias construídas com recursos do Crédito Instalação na modalidade Habitacional em 2021, na Paraíba, foram entregues no assentamento. As outras 17 famílias de Zumbi dos Palmares I, área localizada a cerca de 215 quilômetros de João Pessoa, devem receber as novas casas em alvenaria nos próximos meses.

Desde o início do ano, o Incra/PB já assegurou recursos da ordem de R$ 10,2 milhões para 300 famílias assentadas em diversos municípios do estado. Até os primeiros meses do próximo ano, a autarquia pretende construir aproximadamente mil casas em áreas da reforma agrária de todas as regiões da Paraíba.

O superintendente regional do Incra/PB, Kleyber Nóbrega, o chefe substituto do setor de Desenvolvimento de Assentamentos, Ailton Queiroz Coutinho Filho, e técnicos da autarquia no estado participaram da inauguração das casas ao lado dos agricultores assentados e de representantes da Associação dos Pequenos Produtores de Timbaúba e Araras (APPTA) – entidade credenciada pelo Incra para a elaboração e a execução das primeiras casas entregues em Zumbi dos Palmares I.

“Uma das missões mais importantes do Incra é dar dignidade e qualidade de vida às famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária. E é isso que estamos fazendo hoje”, afirmou o superintendente, acrescentando que algumas famílias da área vivem em casas construídas há cerca de 50 anos, remanescentes do imóvel desapropriado para a criação do assentamento federal.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós porque estamos realizando um sonho. Há nove anos a gente morava em um galpão. Achei a casa nova um paraíso”, disse a agricultora assentada Josefa Francinete Alves Santos, 33 anos, mãe de duas filhas. “Que Deus abençoe a nossa morada e que sejamos muito felizes”.

Moradias dignas

As casas construídas no Assentamento Zumbi dos Palmares I têm 42m2, sala, cozinha americana, dois quartos, um banheiro e lavanderia. São entregues com cerâmica tipo A, janelas com venezianas e banheiro com todos os acessórios. As famílias receberam ainda duas mudas de árvores para serem plantadas nas proximidades das casas.

Os próprios assentados gerenciam o dinheiro e acompanham todo o processo de construção das moradias, desde a escolha da planta da edificação, mediante acompanhamento técnico de entidade credenciada.

A construção das casas, com mão de obra preferencialmente local, está sendo supervisionada pelos técnicos da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do Incra/PB.

Crédito habitacional

O valor liberado para cada família, na modalidade habitacional do crédito instalação, é de R$ 34 mil.

O beneficiário terá prazo de três anos, a contar da data de liberação do crédito, para o pagamento em parcela única, com juros anuais de 0,5% e desconto de 96% do saldo devedor. Em caso de inadimplência, será cobrado o valor integral, mais juros e multa.

Da Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe