A ocorrência de incêndios florestais aumentou neste ano na Paraíba. Para se ter ideia, de janeiro a março último, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atendeu 177 ocorrências de incêndios em área de preservação ambiental, como de fogo em lixo e em terreno baldio, sendo 109 ocorrências em janeiro, 52 em fevereiro e 16 em março.
Um número bastante elevado se compararmos com o mesmo período de 2016, quando ocorreram 88 atendimentos de incêndios, sendo 33 em janeiro, 38 em fevereiro e 17 em março.
Conforme informou o comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), unidade da capital especializada no combate a incêndio, tenente-coronel Nazareno de Oliveira, muitos casos são provocados por pessoas que fazem as chamadas queimadas ilegais.
É no período do verão que a vegetação fica seca e o clima quente fica ainda mais suscetível aos casos de incêndio. Nos casos das queimadas ilegais, são aquelas pessoas que costumam atear fogo em terrenos baldios ou no acúmulo de lixo. Para alertar a população sobre os perigos com as queimadas ilegais, a unidade especializada no combate a incêndio faz campanhas de prevenção e conscientização para evitar esse tipo de incidente junto à população dentro dos trabalhos da Operação Verão.
Como dicas de prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba elaborou a Cartilha de Prevenção de Acidentes, que traz dicas de prevenção aos incêndios em vegetação. O tenente-coronel alerta a população que a prática de queimadas na vegetação prejudica o meio ambiente e pode trazer riscos à saúde de quem inala essa fumaça tóxica, sendo ela um crime ambiental.
Redação
O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…
A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…
Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…
O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…
No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…
Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…