Categorias: Paraíba

Inauguração na Estação terá música e exposição

PUBLICIDADE

Inauguração na Estação Ciências terá música e exposição

A solenidade de inauguração do novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, nesta sexta-feira (29), começará às 18h, com apresentações culturais diversificadas. A primeira atração será a quadrilha campeã do Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, seguida da Orquestra Sanfônica, em palco montado no estacionamento do prédio. O Coral Vozes da Infância fará o cortejo em direção à entrada principal, para o descerramento da placa inaugural e a abertura da exposição “Natureza Extrema”, do artista plástico Frans Krajcberg.

No ambiente da exposição, haverá música ambiente, com sons da natureza e das florestas, além de projeções de fogo na parede, com duração de três minutos. Logo depois, o escritor Thiago de Mello fará a leitura do poema “A Arte de Krajcberg – Amor, Assombro e Fúria”.

A exposição consta de um conjunto com cinco totens, sete esculturas em vários tamanhos, três relevos e 24 fotografias de queimadas da floresta. “É a primeira vez que Krajcberg apresenta o seu grito a favor das florestas em João Pessoa”, disse a artista plástica e curadora da Estação Cabo Branco, Lúcia França.

Seminário ‘O Grito’ – A trajetória artística do ambientalista Krajcberg e seu exemplo de vida mostram seu compromisso com a natureza. A Estação Cabo Branco, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), firmou compromisso com a cidade e com o artista de plantar cinco mil árvores e realizar, no dia 30 de junho, no auditório da Estação, a 4ª Edição do seminário “O Grito de Krajcberg”, uma realização que visa a discussão em torno da preservação ambiental.

A programação do seminário contará com a presença do escritor amazonense Thiago de Mello e da produtora Lucenilde Araújo. Terá também uma palestra de Krajcberg e o lançamento do filme “O Grito”, produzido pela jornalista Renata Rocha. O filme é narrado por Maria Betânia e a trilha sonora é assinada por Camilo Fróes e Jarbas Bittencourt.

Obras de outros artistas – No novo prédio, haverá ainda três obras escultóricas: uma de Fred Svendsen, intitulada “Baleia”, um painel de autoria do artista plástico Clóvis Júnior e duas esculturas do pernambucano Francisco Brennand.

A obra de Fred Svendsen está localizada na rampa da entrada principal do novo prédio. A escultura é feita em ferro carbono e tem 4 metros de comprimento por 8 metros de altura. É tridimensional, com uma largura de 70 centímetros, revestida com tinta automotiva para evitar a corrosão.

Fred explicou que a escultura tem traços arqueológicos. “Quando fui convidado pela Prefeitura de João Pessoa para fazer a obra, logo pensei em uma baleia, para retratar a proximidade da Estação Cabo Branco com o mar. Comecei, então, a fazer pesquisas arqueológicas para realizar a obra”, disse o artista.

Descendente de dinamarqueses, o paraibano Fred Svendsen é considero um dos artistas plásticos de maior expressão no Brasil. Pintor, desenhista, escultor e designer, Fred já expôs suas obras nos Estados Unidos, Alemanha, Grécia, Portugal, Holanda. Além disso, tem obras no Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Bahia e na Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba, entre outros museus do país.

Clóvis Júnior – Já o painel do artista plástico Clóvis Junior está localizado no pavimento inferior do novo prédio e retrata o folclore e a cultura popular. O painel é uma pintura feita em cerâmica queimada a 1.200 graus e mede 3 metros de altura por 2,90 de comprimento. “É no que sempre me inspiro: em João Pessoa, sua cultura, seu povo. É tudo muito rico”, comentou Clóvis.

Nascido em Guarabira, Clóvis Júnior veio para João Pessoa aos 17 anos. Cursou Educação Artística na Universidade Federal da Paraíba e tem forte influência da arte naïf em seus trabalhos. Clóvis faz pinturas, gravuras e esculturas e conta com mais de 16 exposições internacionais e 35 mostras individuais pelo Brasil. Já ganhou diversos concursos pela ONU e tem cadeira cativa na Bienal Naïfs do Brasil.

SERVIÇO:

Inauguração do novo prédio da Estação Cabo Branco

Dia: Sexta-feira (29)

Hora: 18h

Local: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Fones: (83) 3214.7280 – 3214.8270 – 8823.2233

 

Secom-JP

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026