O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) vai intensificar a fiscalização de brinquedos e artigos infantis no comércio varejista e atacadista paraibano, a partir da próxima segunda-feira (30). Trata-se da Operação Especial Dia das Crianças 2019, que tem o objetivo de verificar se os produtos comercializados possuem o Selo de Identificação da Conformidade e se atendem os requisitos do Inmetro.

De acordo com o superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, a operação segue o calendário nacional de atividades do Inmetro e será realizada até o dia 04 de outubro (sexta-feira). “O foco são, especialmente, brinquedos, berços infantis, carrinhos para crianças, dispositivo de retenção para crianças e bicicletas de uso infantil que não atendam aos requisitos de segurança”, detalhou Galdino, lembrando da importância de que todos os produtos tenham o Selo de Identificação da Conformidade.

A existência do Selo do Inmetro garante ao consumidor que o produto foi testado e está aprovado para o uso, evitando possíveis acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança das crianças.

Paraíba – Na Paraíba, a Operação Especial Dia das Crianças 2019 será realizada nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Alhandra, Patos, Guarabira, Sousa e Cajazeiras. A expectativa do Imeq-PB é a de que mais de 60 estabelecimentos comerciais sejam fiscalizados durante os cinco dias de operação (30/09 a 04/10).

Segundo o superintendente Arthur Galdino, o estabelecimento comercial quer for notificado terá um prazo de 10 dias para apresentar as notas fiscais comprovando a origem do produto. Após esse prazo, o setor jurídico do Imeq-PB vai analisar quem deverá ser responsável por essa irregularidade (lojista/ distribuidor ou fabricante) e o responsável estará sujeito às penalidades previstas em lei, que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Consumidores que identificarem possíveis irregularidades também podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Imeq-PB, pelo telefone 08002817411 ou pelo e-mail [email protected]

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

CBTU retira imóvel irregular próximo à linha férrea, na Grande JP

Na manhã desta segunda-feira (21), a Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) retirou um imóvel construído em área irregular, próxima…

Análise: Seria a paralisação dos motoristas de transportes coletivos da Capital um locaute disfarçado?

Não podemos afirmar, de forma categórica, mas esta paralisação do setor de transportes públicos, em João Pessoa, tem contornos de locaute disfarçado ou seja: com apoio de entidade representativa dos…