Categorias: Paraíba

Ideme registra elevação de 0,17% no custo de vida de maio em JP

O custo de vida do mês de maio subiu 0,17% em João Pessoa. O grupo serviços pessoais – educação e consumo de bebida – puxou a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ao registrar um aumento de 3,61% no mês passado. Somente o subgrupo educação ficou 5,35% mais caro para o bolso do consumidor pessoense. Em 2009, o IPC apresenta um acúmulo de 2,06%. Nos últimos 12 meses, o indicador econômico chega a 10,11%. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (17), pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme).

Gastos com pagamento de mensalidades escolares, aulas preparatórias para vestibulares e concursos públicos e compra de material didático, entre outros custos educacionais, tiveram 5,35% de elevação de preço em maio. As despesas com educação lideram a subida do custo de vida referente ao grupo serviços pessoais. O consumo de bebidas alcoólicas e cigarros apresentou um acréscimo de 3,79% e contribuiu com a alta nessa categoria. Também registraram aumento no IPC de maio os seguintes grupos: Vestuário (2,82%), Transporte e Comunicação (1,85%) e Habitação (0,38%).

De acordo com o gerente do Departamento de Informações para o Planejamento do Ideme, Geraldo Lopes de Oliveira, o período de festividades juninas, que já começa em maio, impulsionou o aumento do indicador econômico no mês passado. “As pessoas compram mais roupas nas lojas em João Pessoa e viajam para o interior paraibano onde existem as festas da época. Associado a isso, também existe o consumo de bebidas alcoólicas em eventos de São João na Capital”, explicou.

No caso da educação, existe uma procura de estudantes por cursos preparatórios aos vestibulares e concursos públicos. “A recomendação é pesquisar os preços antes de pagar os serviços pessoais”, orienta Geraldo Lopes. Técnicos do Ideme ainda identificaram que os artigos para residência, como eletrodomésticos e móveis, tiveram queda de 4,23% nos preços.

A alimentação também ficou mais barata para o consumidor pessoense. O valor dos produtos alimentícios caiu 0,90%. “As chuvas começaram a diminuir na Paraíba e o inverno está se estabilizando. Isso reflete no custo das despesas com alimentos, que ficam mais baratos em função do aumento da oferta”, avalia o gerente. Gastos com saúde e cuidados pessoais estão estáveis.
 

 

Assessoria

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026