Por pbagora.com.br

 O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A medida, que passou a valer desde outubro de 2016, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.

A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

 

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

 

 

Com Agência Brasil

Notícias relacionadas

Pedreiro cai de altura de 5 metros enquanto realizava reparos em teto

Nesta terça-feira (13) um pedreiro caiu de uma altura de 5 metros no momento em que realizava reparos no teto de uma casa no bairro de Mangabeira, Zona Sul de…

Análise: Como viabilizar o Integra Educação diante de salário de miséria?

As metas estabelecidas para o projeto Integra Educação PB, anunciado nesta segunda-feira (12) pelo governador João Azevêdo, são bastante ousadas. E dignas de muito alarde e aplausos. Nada contra. Pelo…