Centenas de pessoas participaram na noite desta terça-feira (8), na orla marítima de João Pessoa, das homenagens a Iemanjá, a Rainha do Mar para os seguidores do candomblé, umbanda e demais cultos africanos. Somente de Cruz das Armas, mais de 500 pessoas seguiram em procissão do bairro até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.
Segundo o presidente da Federação dos Cultos Africanos da Paraíba, Walter Pereira, o cortejo de pouco mais de 16 quilômetros, que saiu no final da tarde, levou quase quatro horas até chegar ao seu destino, sendo recepcionado por milhares de pessoas. “E durante toda a noite frequentadores de terreiros de umbanda de vários bairros da cidade também se deslocam para a praia para as homenagens à nossa rainha”, disse.
Em todo Estado existem cerca de 2.800 templos religiosos com mais de 80 mil seguidores. Walter Pereira afirmou que, embora ainda exista preconceito, a cultura religiosa africana mantém seus seguidores e vem agregando mais adeptos na Paraíba.
“Nossa cultura é muito forte e presente em nossas vidas, faz parte da cultura do país e da Paraíba. A união de hoje é voltada para as oferendas e agradecimentos a Iemanjá”, acrescentou o presidente dos Cultos Africanos.
Jornal Correio
O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…
A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…
Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…
A Polícia Militar apreendeu maconha, crack, cocaína, balança de precisão, embalagens para armazenar drogas, munição…
Foi tudo o que a torcida do Treze não queria. E nem imaginava que iria…
O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…