Por pbagora.com.br

O Hemocentro da Paraíba vai suspender o atendimento aos doadores neste sábado (27) para realizar sanitização e dedetização de todos os ambientes.  O atendimento será retomado na segunda-feira (1º de março), a partir das 7h. Segundo a diretora da unidade, Shirlene Gadelha, o objetivo é garantir a segurança de doadores, pacientes e profissionais da instituição.

A diretora ressalta ainda que reforçou os protocolos de prevenção à Covid-19 e apela para que a população continue a fazer a doação de sangue. “As doações precisam continuar, pois a necessidade de sangue é constante. O paraibano tem sido solidário durante todo o período de pandemia e precisamos contar sempre com este apoio”, declarou Shirlene Gadelha.

Para evitar aglomeração no Hemocentro, o candidato à doação de sangue deve fazer o agendamento por mensagem de WhatsApp para o telefone (83) 3133-3473 ou diretamente no link  hemocentro.saude.pb.gov.br/agenda .

Critérios para doação de sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada antes dos 60 anos de idade e doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe);
  • Estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg;
  • Portar um documento de identidade original com foto;
  • Não estar em jejum e ter dormido, pelo menos, 6 horas no dia anterior;
  • Evitar alimentos gordurosos por 3 horas antes e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;
  • Tatuagem, micropigmentação e piercing impedem a doação por 1 ano;
  • Candidatos à doação que tiveram Covid-19 ficam inaptos por 30 dias após a cura, estando totalmente sem sintomas.

PB Agora

Notícias relacionadas

Bruno e os 100 dias: PMCG avança na Educação Inclusiva

Coordenação do Atendimento de Educação Especial trabalha para ampliar ações nesta área Nesta quarta-feira, 14 de abril, o Brasil lembra o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva. A data…

MP solicita à Secretaria de Saúde planilhas sobre distribuição de vacinas na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público do Trabalho requisitaram planilhas e documentos com o total de doses da vacina contra covid-19 recebidas por cada município e a…