O Hemocentro da Paraíba aumentou em 70% o número de doações de sangue durante a campanha do Carnaval realizada entre os dias 14 e 28 de fevereiro. De acordo com Serviço Social, nesse período foram coletadas 2.404 bolsas de sangue, enquanto que nos últimos 15 dias de janeiro esse número foi de 1.865.
Para a diretora técnica do Hemocentro, Germana Arruda, a campanha foi satisfatória, já que evidenciou a sensibilidade da população em ajudar as pessoas que estão necessitando de sangue. “Graças ao ato, passamos o Carnaval tranquilo e esperamos que esses doadores se tornem fidelizados, ou seja, que não doem apenas nas campanhas. Os homens devem fazer suas quatro doações anuais e as mulheres três”, enfatizou Germana Arruda.
Homenagem
Desde a tarde da última quarta-feira (9) que o Hemocentro da Paraíba vem homenageando as mulheres pela passagem do seu dia. As mulheres que comparecerem ao Hemocentro até este sábado (12) para doar sangue vão receber um brinde e uma mensagem.
De acordo com as estatísticas, de cada 100 doadores apenas 18 são do sexo feminino. Isso acontece devido a questões culturais, como por exemplo, a de que a mulher é um sexo frágil, que menstrua e por isso não pode doar sangue.
“A pessoa que tem o dom de gerar uma vida e sentir a dor do parto, também pode contribuir para salvar vidas doando o seu sangue, por isso estamos conclamando as mulheres a comparecerem a uma das nossas 12 unidades em todo o Estado para fazer a sua doação e exercer a sua cidadania”, disse Germana Arruda.
Para ser doador é preciso que a pessoa tenha de 18 a 65 anos e peso acima de 50 kg, que não esteja tomando remédio controlado, não tenha ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e esteja gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado. Não existe risco no ato de doar sangue. Todo o material é descartável.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
SECOM-PB
O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…
A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…
Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…
Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…