A Paraíba o tempo todo  |

Havaianas, política e o risco do boicote!

É só disso que se fala.

Neste final de semana, a Havaianas, marca que há décadas produz sandálias simples e confortáveis no Brasil e que também exporta para vários países, inclusive para o país onde vivo, os Estados Unidos, onde é facilmente encontrada, ao que tudo indica sofreu um revés por parte de consumidores alinhados à direita.

Tudo começou quando a empresa lançou um comercial voltado ao mercado de consumo utilizando nada mais, nada menos, do que o rosto da consagrada atriz Fernanda Torres. O conteúdo da propaganda foi interpretado por muitos como uma manifestação de cunho partidário e, para a ala mais conservadora, soou como uma ofensa direta.

Há anos, em nosso imaginário coletivo, está programada a ideia de entrar no novo ano com o pé direito. O anúncio, segundo essa leitura, insinuaria exatamente o contrário. A partir daí começou o desgaste. A direita interpretou a mensagem ao pé da letra e a palavra que rapidamente ganhou força foi boicote.

Vai acontecer? Já está acontecendo? Só o tempo dirá. Não sei como isso se desenrola no Brasil, mas aqui nos Estados Unidos o preço das Havaianas é consideravelmente alto.

Enquanto isso, no próprio Brasil, ainda existem milhares de crianças nas periferias e em regiões esquecidas que andam descalças. Se a Havaianas calçasse essas crianças com sandálias novas de sua marca, nesse final de ano, creio que seria um gesto nobre, capaz de redimir a empresa desse possível equívoco. Veríamos rostos inocentes sorrindo e todos sairiam ganhando.

Fazer publicidade com possível viés eleitoral, desafiando uma direita forte e organizada no Brasil, é flertar com o suicídio comercial. Quero crer que a Havaianas não tenha executivos com cabeça de jerico e, se tinha, imagino que já tenham sido dispensados.

Agora, vá dormir com esse barulho na cabeça.

Elcio Nunes
Cidadão brasileiro


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe