Categorias: Paraíba

Greve acumula 5 mil inquéritos na PB

PUBLICIDADE

Greve: Delegacias fechadas e aproximadamente cinco mil inquéritos “encalhados” na Paraíba

O movimento paredista da Polícia Civil da Paraíba completou seis dias nesta segunda-feira (26). Em João Pessoa, as principais delegacias estão de portas fechadas. As distritais que estão de portas abertas não realizam o atendimento ao público por falta de pessoal. Cerca de cinco mil inquéritos estão “encalhados” no Estado.

A orientação do movimento grevista à categoria é de que ao menos 30% do atendimento à população sejam mantidos durante a greve, porém, a reportagem do portal PB Agora esteve nas principais delegacias da Capital (9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, 3ª Delegacia Distrital, na Epitácio Pessoa, 2ª Delegacia Distrital, no Centro na Cidade, e Central de Polícia, no bairro do Varadouro), e verificou a completa falta de atendimento à população.

Segundo escala da categoria, hoje, 26 de outubro, a delegacia responsável pelo atendimento à população da Grande João Pessoa é a 5ª Delegacia Distrital, localizada na Avenida Liberdade, em Bayeux. A reportagem do Portal PB Agora esteve na distrital e verificou que, embora o delegado plantonista, Pedro Martins, estivesse presente, o mesmo se nega a realizar qualquer procedimento que não seja de sua jurisdição.

Indagado sobre o assunto, o vice-presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil (Adepdel), Sterfesson Nogueira, declarou que a orientação à classe é para que o atendimento seja realizado. “Orientamos nossos homens a manter o atendimento conforme prevê a Constituição. Se os trabalhos não estão sendo realizados, cabe a Gerencia Executiva de Polícia Civil fiscalizar”, disse.

Clique aqui e confira a escala de greve da Polícia Civil

Negociações

Após várias tentativas frustradas de negociações, os agentes e delegados de Polícia Civil formaram um grupo único no último sábado (24) para reivindicar do Governo do Estado um reajuste que contemple todas as categorias simultaneamente. A nova proposta será entregue nesta terça-feira (27) ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Gustavo Gominho. A categoria rejeitou o reajuste de 10% para agentes e 5% aos delegados, proposto pelo Governo na última semana.

O governador José Maranhão explicou que a greve dos agentes e dos delegados é legítima, mas ratificou que o Estado sofre com a queda do FPE e não tem dotação orçamentária para acatar todos os pleitos das categorias.

Fiscalização


A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social determinou inspeção nas delegacias para verificar se os policiais civis e delegados estão cumprindo a escala de trabalho. A vistoria está sendo feita pelo corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Magnaldo Nicolau de Castro. O relatório da inspeção deve ser entregue até o fim do dia ao secretário Gustavo Gominho.
Segundo informações, a Secretaria de Segurança poderá abrir processos administrativos e pedir o afastamento dos delegados e policiais civis que não estiverem cumprindo o “plantão de greve”.

Thiago Moraes

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025