A Paraíba o tempo todo  |

Governo promove reflorestamento e valorização cultural em território indígena Potiguara

Foto: Divulgação

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), realizou nesta terça-feira (29) o evento “Ibycaraíba Preservando a Natureza, Preservando a Cultura”, em uma ação de cuidado com o meio ambiente e respeito às tradições dos povos originários.

Durante o evento, foram entregues mil mudas de espécies nativas que serão utilizadas para reflorestar uma área degradada por uma antiga plantação de cana-de-açúcar na Aldeia Brejinho, localizada no município de Marcação. A ação marca o início de um processo de recuperação ambiental e também de resgate do pertencimento territorial e cultural dos povos Potiguara.

A programação contou ainda com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que ministrou a palestra “Sistemas Agroflorestais como estratégia de reflorestamento” para alunos da Rede Estadual de Ensino, abordando práticas sustentáveis de cultivo que integram produção agrícola e conservação ambiental.

Para o secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, a ação é exemplo de que é possível semear hoje um legado de sustentabilidade e respeito com o meio ambiente para as próximas gerações. “O evento reforça a importância de unir preservação ambiental e valorização cultural, reconhecendo que memória, identidade e natureza caminham juntas na construção de um futuro mais justo e respeitoso com os saberes originários. Este evento é a demonstração de que a colaboração entre o poder público e os povos tradicionais é essencial para promover o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade das culturas ancestrais”, pontuou.

A iniciativa é fruto da articulação entre o Governo da Paraíba, por meio da Seafds e Procase, com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a própria comunidade Potiguara.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe