Categorias: Paraíba

Governo lança novo Guia para denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa

PUBLICIDADE

O novo guia atualizado para denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa já está disponível na versão online no site do governo do Estado – no link https://bit.ly/2k00V7E – e também na versão impressa. A publicação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) contém informações que ajudam a população a fazer denúncias e os profissionais a encaminharem os casos de crimes com motivação racial. Os guias serão distribuídos em todo o Estado, incluindo escolas, para estimular o debate sobre o racismo e a intolerância religiosa.

No guia, a população tem acesso aos locais com endereços para fazer a denúncia, a exemplo da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnico-raciais e delitos de Intolerância Religiosa (Dechradi), localizada no Centro de João Pessoa. Também está incluso o crime de injúria racial, que foi equiparado ao crime de racismo (Lei 7.716/89), tornando-o imprescritível e inafiançável. As denúncias podem ser feitas pelos serviços 190 (emergência) e também pelo Disque 197 (denúncia).

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, ressalta a importância de discutir a temática em diversos espaços e com diversos públicos, a exemplo de profissionais da educação, da saúde e da segurança pública. “É preciso que a população fique atenta às diversas formas em que o racismo se manifesta para compreender como enfrentá-lo”, explica.

Segundo a secretária executiva Lídia Moura, o guia é fundamental para trabalhar com movimentos sociais e lideranças. “É um trabalho diário porque o racismo é um crime que poderíamos chamar de invisível e a sociedade não quer olhar para isto” afirma.

Para o gerente de Equidade Racial da Semdh, Roberto Silva, o guia traz informações atualizadas também com dados sobre intolerância religiosa. “O racismo e a intolerância religiosa afetam a sociedade na medida em que atinge cada pessoa em sua individualidade”, afirma Roberto Silva, que informa que Governo também está trabalhando com a elaboração do Plano de Igualdade Racial, que deverá ser lançado em novembro.

 

Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de CG contrária colega que defende doação de aumento de 37%: “Quem não gosta de dinheiro, não seja vereador”

Diferente do posicionamento do vereador Napoleão Maracajá que ao explicar sua posição em relação ao…

26 de abril de 2024

Polícia prende enquanto suspeito ia vingar morte da prima, assassinada na cidade de Cabedelo

A Polícia Militar prendeu, na tarde de ontem (25) um homem identificado como primo de…

26 de abril de 2024

Espaço tem! Secretário do Esportes endossa nome de João para o Senado e diz que PP/Republicanos e PSB ‘só brigam se quiser’

Em meio a especulações sobre alianças e autonomia partidária, o governador da Paraíba, João Azevêdo…

25 de abril de 2024

Caso PT fique fora, Marcos Henriques não descarta apoio a Cícero no 2º turno em JP

Apesar de defender uma candidatura própria do PT nas eleições em João Pessoa, o vereador…

25 de abril de 2024

Contrário ao aumento de 37% no salário dos vereadores de CG, parlamentar doará reajuste caso reeleito: “Cafagestagem”

Ao PB Agora, o vereador Napoleão Maracajá explicou sua posição em relação ao voto contrário…

25 de abril de 2024

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quinta-feira (25), os atletas contemplados na edição 2024 do…

25 de abril de 2024