Governo firma convênio com Instituto Casa Azul e amplia atendimento a autistas no Brejo paraibano

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), assinou, nessa terça-feira (30), convênio com o Instituto Casa Azul, sediado na cidade de Solânea, e mais oito municípios do Brejo paraibano. A ação permitirá a ampliação das instalações da instituição e dos serviços ali prestados, passando a atender cerca de 400 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nos municípios de Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Casserengue, Dona Inês, Serraria, Solânea.

A solenidade de assinatura contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. Conforme o novo convênio, caberá ao Governo Estadual o aporte de recursos para execução do serviço, enquanto os municípios disponibilizarão profissionais e técnicos que atuarão no atendimento: professores, psicólogo, psicopedagogo clínico, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e porteiro. Já o Instituto Casa Azul fará cessão e o gerenciamento das instalações físicas adequadas para o atendimento.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, destacou a importância do atendimento para aqueles que mais precisam, reiterando que algo fundamental para que isso aconteça são as parcerias firmadas, citando como exemplo o Instituto Casa Azul. “Por meio de convênio com o Governo do Estado e pactuação com oito municípios da Região do Brejo, o Instituto, que hoje atende cerca de 200 crianças com Transtorno do Espectro Autista, passará a atender 400 crianças e adolescentes, beneficiando inúmeras famílias que antes precisavam viajar mais de 2 horas para conseguir atendimento em João Pessoa”, observou.

E prosseguiu: “A solidariedade é uma construção e a inclusão é um dever de todos nós, principalmente dos agentes públicos. Fizemos questão de sair da Capital e vir a Solânea dialogar, construir e pactuar esse novo momento de assistência ao Brejo. Agradeço ao Instituto pelo compromisso e aos prefeitos da Região, sensíveis ao compromisso com essa causa”.

A diretora geral do Instituto Casa Azul, Edilma Azevedo, disse que o Instituto é uma clínica-escola para atendimento de autistas. “Iniciado há cinco anos, o projeto foi idealizado por um grupo de pais de autistas. E hoje esse convênio tríplice sendo firmado, esse Centro será de grande valia para o desenvolvimento desses autistas. Isso mudará completamente, teremos a parte clínica e terapêutica. Sem as terapias a criança não desenvolve. Só temos que agradecer a Deus, ao Governo do Estado e às prefeituras por esse grande feito”, comemorou.

 

Últimas notícias

Petrobras reduz em 5,2% preço de gasolina a partir de amanhã

A Petrobras anunciou que vai reduzir os preços de venda de gasolina para as distribuidoras…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Cantor João Lima se apresenta à polícia e é preso por violência doméstica contra ex-esposa

O cantor João Lima foi preso na manhã desta segunda-feira (26), após se apresentar voluntariamente…

26 de janeiro de 2026

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Hytalo Santos é condenado por propaganda enganosa em sorteio milionário nunca realizado

O influenciador digital Hytalo Santos, que já se encontra preso preventivamente desde agosto de 2025…

26 de janeiro de 2026

Cida Ramos recorre a Gilmar Mendes por trancamento de processos da Calvário

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Cida Ramos, confirmou que solicitou ao…

26 de janeiro de 2026