Categorias: Paraíba

Governo Federal reconhece situação de emergência em São José de Espinharas; PB já tem 117 cidades afetadas pela estiagem

PUBLICIDADE

O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu como em situação de emergência no município de São José de Espinharas, no Sertão do estado, em decorrência da estiagem. Com este reconhecimento, a Paraíba agora tem 121 cidades em situação de emergência, sendo quatro por erosão costeira.

A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21). Desta forma, a gestão municipal de cada cidade está autorizada a solicitar recursos para ações emergenciais.

Cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério recursos para ações de Defesa Civil. a solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do sistema integrado de informações sobre desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da união com o valor a ser liberado.

Com o aval da União, a administração municipal poderá solicitar recursos para obter insumos ou realizar ações que venham a minimizar os impactos da estiagem para a população, a exemplo da aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e dormitório.

PB Agora

Últimas notícias

Alckmin defende apuração rigorosa no caso Master

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, defendeu apuração rigorosa e…

11 de março de 2026

Paraíba registra saldo 1.090 empregos nos pequenos negócios em janeiro

Setores da construção e de serviços foram os responsáveis pela maior parte da geração de…

11 de março de 2026

Diretora de creche de Itabaiana presa por chefiar núcleo financeiro de facção, lavava dinheiro em loja de roupas

A Polícia Civil confirmou a prisão da diretora de uma creche em Itabaiana, no Agreste…

11 de março de 2026

Suspeito de se passar por policial para extorquir comerciantes no Sertão é preso

Um homem foi preso nesta quarta-feira (11) no município de Princesa Isabel, no Sertão da…

11 de março de 2026

Novo secretário executivo da PMJP confirma versão de Cícero sobre sua chegada à gestão: “Indicação da deputada Cida”

A nomeação de Gilvanildo Pereira dos Anjos para o cargo de secretário executivo de Participação…

11 de março de 2026

Paraíba lança Rede Estadual de Monitoramento da Qualidade do Ar em parceria com Google

O Governo da Paraíba participou, nessa terça-feira (10), do evento Inovação Climática e Políticas Públicas,…

11 de março de 2026