Foto: maps / google
O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu como em situação de emergência os municípios de Nova Olinda e São Francisco, no Sertão do estado, em decorrência da estiagem. Com este reconhecimento, a Paraíba agora tem 120 cidades em situação de emergência, sendo quatro por erosão costeira.
A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20). Desta forma, a gestão municipal de cada cidade está autorizada a solicitar recursos para ações emergenciais.
Cidades com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério recursos para ações de Defesa Civil. a solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do sistema integrado de informações sobre desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da união com o valor a ser liberado.
Com o aval da União, a administração municipal poderá solicitar recursos para obter insumos ou realizar ações que venham a minimizar os impactos da estiagem para a população, a exemplo da aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e dormitório.
PB Agora
O Diário Oficial do Estado (DOE), trouxe hoje (9) uma mudança com peso político e…
O alívio foi temporário. Quase dois anos após o fim do Desenrola, programa de renegociação…
Na manhã de hoje (9/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Guardião Digital IV, com…
A escalada da guerra no Oriente Médio. Israel afirmou hoje, quinta-feira (09/04) ter matado o…
A polícia prendeu ontem (08), um homem suspeito de envolvimento na morte de quatro trabalhadores…
As chuvas seguem causando transtornos em João Pessoa. Quatro casas foram interditadas e moradores foram…