O Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconheceu nesta segunda-feira (5) a situação de emergência em mais cinco cidades paraibanas afetadas pela falta de chuvas. A portaria oficializando a medida foi publicada no Diário Oficial da União.
As cidades que tiveram a situação de emergência reconhecida são Dona Inês, Barra de Santa Rosa, São Francisco, Salgadinho e São José de Princesa. Com este reconhecimento, essas localidades estão autorizadas a solicitar recursos federais para a execução de ações de defesa civil, que incluem assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas danificadas e restabelecimento de serviços essenciais.
Com a situação de emergência decretada, as prefeituras das cinco cidades poderão acessar os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para mitigar os efeitos da seca. Essas medidas são cruciais para garantir o suporte necessário à população afetada, incluindo o fornecimento de água potável, distribuição de cestas básicas e apoio à agricultura local, que sofre significativamente com a estiagem prolongada.
A falta de chuvas nas regiões afetadas tem causado sérios problemas para a população local, incluindo a escassez de água para consumo humano e animal, perdas na produção agrícola e dificuldades na manutenção dos meios de subsistência.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…
O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…
O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…
O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…
A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…