O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) formalizou o reconhecimento de situação de emergência em pelo menos 19 cidades da Paraíba, devido à estiagem. A decisão foi publicada por meio de portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26).
Entre as cidades afetadas, destacam-se Patos, localizada no Sertão da Paraíba, e Areia, situada no Brejo paraibano. A medida eleva para 52 o total de municípios paraibanos em situação de emergência devido à estiagem, conforme dados do MIDR.
A portaria habilita os municípios listados a solicitar recursos federais para atender às necessidades da população afetada pela seca. Os recursos são direcionados, principalmente, para a compra de água, aluguel de caminhões-pipa e distribuição de cestas básicas.
Os municípios em estado de emergência podem formalizar suas solicitações por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as demandas e os valores requisitados. Após aprovação, um novo comunicado no DOU especifica o montante a ser liberado.
Lista de Cidades:
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual do partido na Paraíba, afirmou, durante…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), voltou…
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Felipe Leitão (Republicanos), confirmou…
O deputado federal paraibano e presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou na…
O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) evitou, nesta segunda-feira (22), fazer críticas ao ex-governador da…
Parlamentar reforça compromisso com inclusão na Paraíba O fortalecimento da rede de apoio e acolhimento…