Categorias: Paraíba

Governo Federal pré-seleciona projetos para saneamento na PB

PUBLICIDADE

Governo Federal pré-seleciona projetos para saneamento básico na Paraíba

Noventa e sete propostas de serviços de saneamento básico no Estado da Paraíba foram pré-selecionadas pelo Governo Federal para repasse de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2/Funasa. Esta é a maior aprovação de projetos na área de saneamento já registrada no Estado. Os recursos serão aplicados em serviços de infraestrutura em mais de 100 municípios.

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), Gustavo Nogueira, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) publicou, em sua página na internet (www.funasa.gov.br), o resultado da primeira fase do processo seletivo do PAC 2/Funasa. A relação de propostas pré-selecionadas para receber recursos federais inclui os projetos referentes à Paraíba nas áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Foram pré-selecionadas 33 propostas na modalidade “sistema de esgotamento sanitário”, visando beneficiar 29 municípios. A relação inclui 26 propostas na modalidade “sistema de abastecimento de água”, referentes a 55 municípios. Já na área de “sistema de esgotamento sanitário” (solução estática), foram pré-selecionadas 38 propostas, para execução de serviços em 36 municípios. “A pré-seleção indica os projetos que foram priorizados pela Funasa. Inicialmente, as propostas da Paraíba foram aceitas. Em outro momento, será divulgado o resultado final da seleção”, explicou o secretário.

Ele ressaltou ainda que, entre as propostas pré-selecionadas pelo Governo Federal, 51 são resultado de contratos viabilizados e coordenados pela Seplag, totalizando R$ 497 milhões em recursos do PAC2/Funasa a serem repassados para a Paraíba.

De acordo com Gustavo Nogueira, o contrato com uma empresa especializada em elaboração de projetos atende a uma imposição disposta em Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que prevê que as cidades a serem beneficiadas pelas águas do Rio São Francisco precisam ter infraestrutura adequada nas áreas de esgotamento e de saneamento. A Cagepa é o órgão técnico que atua na área de aprovação de projetos dessa natureza.

“Quando implantados, os projetos trarão benefícios diretos aos moradores desses municípios, com a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estando, portanto, rigorosamente alinhados com uma das principais preocupações do governador Ricardo Coutinho, que é a melhoria dos indicadores sociais da Paraíba”, comentou o secretário.

 

PB Agora

com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após recomendação do MPPB, comandante da Guarda Civil de Bayeux é exonerado

A Prefeitura de Bayeux anunciou a exoneração do comandante da Guarda Civil Municipal, Kleber Renato…

12 de dezembro de 2025

Em Brasília, Aguinaldo Ribeiro acompanha João em reunião estratégica com ministro da Fazenda

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro destacou nessa quinta-feira (11) a importância de uma agenda estratégica…

12 de dezembro de 2025

Varejo da Paraíba mantém 3ª maior taxa de crescimento do País no ano, revela IBGE

Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado, o varejo da Paraíba resiste…

12 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13° salário dos servidores de João Pessoa é antecipada para esta sexta-feira; dinheiro já está na conta

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira…

12 de dezembro de 2025

Universidades públicas da Paraíba vão abrir quase 22 mil vagas no Sisu 2026

O futuro sendo traçado a partir do conhecimento. O sonho da conquista do diploma superior…

12 de dezembro de 2025

Armas, drogas e menor são apreendidos em megaoperação da PM em João Pessoa

A Polícia Militar da Paraíba deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), mais uma etapa…

12 de dezembro de 2025