Categorias: Paraíba

Governo estimula produção de plantas medicinais e aromáticas

PUBLICIDADE

 Uma nova alternativa de renda para a agricultura familiar está surgindo a partir da instalação do Núcleo de Plantas Medicinais e Aromáticas, na Estação Experimental Emepa de Lagoa Seca. A iniciativa faz parte de uma estratégia de ação da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, visando pesquisas, desenvolvimento e inovação tecnológica de Farmácias Vivas, preferencialmente atendendo agricultores familiares e comunidades rurais e urbanas em risco social.

 

Segundo o pesquisador Luciano de Medeiros Pereira Brito, a Emepa consolida este projeto buscando atender as demandas da sociedade, com implantação de hortas, oferta de material propagativo, oficinas, palestras e assessoramento para agricultores familiares, estudantes, professores e outros agentes técnicos interessados, através de infraestrutura física e da integração de sua equipe multidisciplinar, a partir de um planejamento prévio, seguido da execução das atividades.

 

Num esforço conjunto da equipe de pesquisadores, o Núcleo de Plantas Medicinais e Aromáticas de Lagoa Seca, com aquisição de novas espécies de interesse para sanidade humana, animal e vegetal, buscará manter, conservar e ampliar o Banco Ativo de Germoplasma. Todo o trabalho tem o acompanhamento do diretor técnico da Emepa, Manuel Duré.

 

A meta é atender a demanda por mudas na região, fomentando as atividades com hortas medicinais e farmácias vivas. Para tanto, o Núcleo será transformado em referência técnica científica na geração de conhecimentos de tecnologias e produtos de valor tecnológico agregado, além de apoiar as políticas públicas com a instalação de modelos de Farmácias Vivas, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, ONGs, associações, pastorais sociais da Igreja e demais agentes da sociedade organizada.

 

Outra meta proposta pela Gestão Unificada, por meio da Emepa, é contribuir para a integração das Farmácias Vivas ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente através da Estratégia de Saúde da Família, que aconselha a boa alimentação e, em muitos casos, com o tratamento fitoterápico como instrumento alternativo.

 

O Núcleo de Plantas Medicinais e Aromáticas é mais um agente a promover sustentabilidade desta atividade nos seus aspectos ambiental, social, econômico e cultural. Na parte ambiental, possibilitará a criação de hortos e hortas com espécies nativas e exóticas, permitindo a região recuperar sua vegetação fragilizada. No campo social, é grande a utilização para a cura de enfermidades e alívio de dores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e fixação de famílias no campo.

 

Outro aspecto destacado pelo pesquisador é com relação ao valor econômico, pois a atividade tornou-se uma alternativa de renda, tendo em vista a procura do mercado por matéria-prima para a produção de fármacos, cosméticos e na indústria de alimentos, favorecida pelo governo brasileiro que criou o marco regulatório para o setor. A medida do governo busca facilitar e incentivar o cultivo, a produção e a comercialização de plantas medicinas e aromáticas utilizadas na confecção de fitoterápicos para uso no SUS.

 

O técnico lembrou que também tem o aspecto cultural, “pois resgata e valoriza os conhecimentos e tradições orais das comunidades tradicionais, consolidando a rica memória viva da terapêutica popular, aliando os estudos científicos, com o objetivo de conservar e partilhar os reais benefícios para a atenção primária à saúde”, comentou.

 

“Seguindo o cronograma de atividades, o Núcleo de Plantas Medicinais e Aromáticas dispõe de material propagativo que poderá ser repassado para os agricultores, numa ação que também conta com a participação do serviço de extensão rural, executado pela Emater na orientação dos agricultores para o seu manejo e cultivo”, finalizou.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025

VÍDEO – Tovar anuncia voto em Nabor Wanderley para o Senado em 2026

O deputado estadual Tovar Correia Lima usou seu perfil numa rede social para anunciar, na…

12 de dezembro de 2025

Nilvan descarta apoio a Nabor, aponta força de Efraim e volta a criticar Wellington Roberto sobre 2022

O comunicador Nilvan Ferreira (PL) afirmou, nesta sexta-feira (12), que não pretende apoiar o a…

12 de dezembro de 2025