Categorias: Paraíba

Governo Estadual convoca mais 200 para curso de formação de agentes penitenciários

O Governo do Estado convocou mais 200 candidatos classificados em concurso público para efetuarem a matrícula no Curso de Formação de Agente de Segurança Penitenciária. O edital foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13), nas páginas 21 a 23.

A formação é a terceira etapa do concurso realizado em julho de 2008. As matrículas serão realizadas entre os dias 26 e 30 deste mês, no horário de 9h às 12h e das 14h às 17h, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep – Rua Neuza de Souza Sales, s/n, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa).

Dos 2 mil candidatos classificados no concurso o Governo do Estado já formou e nomeou mil. Outros 200 estão sendo chamados agora para o curso de formação, restando ainda 800 candidatos. O Governo vai convocando para a formação e nomeando de acordo com a disponibilidade financeira do Estado.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Harrison Targino, revela que a duração do curso de formação é de 100 horas/aula sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba.

Quem não efetuar a matrícula no prazo acima será considerado desistente e sua vaga será ocupada por outros convocados para matrículas no período de 19 a 21 de outubro.

A convocação feita nesta terça-feira é composta de dois grupos: o 9º grupo assistirá aulas no período de 21 de novembro a 3 de dezembro e o 10º grupo, entre 5 e 17 de dezembro.

Disciplinas – As disciplinas a serem ministradas no curso são: estatuto do servidor público, lei de execuções penais, direito processual penal, redação oficial, primeiros socorros, rotinas e procedimentos operacionais, procedimentos disciplinares e sindicância, direitos fundamentais do preso, gerenciamento de crises, inteligência penitenciária, mediação de conflitos, comportamento humano em instituições carcerárias, psicologia das relações interpessoais, direitos humanos, ética e cidadania, criminologia clínica, equipamentos de proteção e tiro defensivo e defesa pessoal e técnicas de imobilização.

A grade curricular é exigida pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). São 18 disciplinas distribuídas em cinco módulos.

 

Secom-PB
 

Últimas notícias

“Desliga a câmera”: Emerson Panta surge deitado em cama durante transmissão oficial de sessão da ALPB

A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…

3 de fevereiro de 2026

Filho de Queiroga se envolve em colisão e é contido até a chegada da polícia

Na noite dessa segunda-feira (02), um acidente de trânsito na Rua Nossa Senhora dos Navegantes,…

3 de fevereiro de 2026

“O governador muda, mas o governo é o mesmo” diz João ao destacar continuidade com Lucas Ribeiro em mensagem à ALPB

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba para 2026 nesta terça-feira (03), o…

3 de fevereiro de 2026

Deputado vê apoio de Bruno a Efraim como resposta política em CG: “Se dependesse de Cícero, quem seria prefeito era Jhony”

Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (02), o líder da Oposição na…

3 de fevereiro de 2026

Com 271 unidades, Paraíba se destaca na oferta de assistência social via CRAS

O cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social tem o direito…

3 de fevereiro de 2026

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é presa em Orlando, nos EUA

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, que…

3 de fevereiro de 2026