Categorias: Paraíba

Governo estabelece isenção do ITCD para o ‘Minha Casa, Minha Vida’

PUBLICIDADE

O Governo do Estado estabeleceu as normas de isenção do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) para os imóveis vinculados ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O decreto de nº 32.396, publicado no dia 7 de setembro no Diário Oficial do Estado, informa que a doação de imóvel do patrimônio público estadual ficará isenta da alíquota ITCD apenas uma única vez, quando for destinada ao programa habitacional. A alíquota do imposto seria de 4% sobre o valor do imóvel doado.

De acordo com o decreto, o benefício será concedido apenas à propriedade utilizada exclusivamente para viabilização de unidades habitacionais de até 80m², direcionadas às famílias com renda mensal de até dez salários mínimos e que estejam, obrigatoriamente, cadastradas na Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). Para ter direito à isenção do tributo, o beneficiário terá de ser o primeiro adquirente do imóvel.

O secretário de Estado da Receita, Rubens Aquino, explicou que o decreto regulamenta a Medida Provisória 180, que alterou a lei nº 5.123, responsável por instituir o ITCD, em 1989. “Essas medidas visam contribuir com o programa estadual de redução do déficit habitacional na Paraíba ao se adequar aos programas em vigor, no país, como é o caso do Programa Minha Casa Minha Vida”. Rubens acrescentou ainda que a Medida Provisória nº 180, publicada em 19 de agosto, havia isentado do imposto as doações de terrenos aos templos de qualquer culto religioso.

Para combater irregularidades, o decreto também traz penalidades, ao afirmar que “constatada, a qualquer tempo, pela fiscalização estadual ou por autoridade competente, a falta de autenticidade ou legitimidade dos documentos apresentados ou que o interessado não satisfazia, à época da transmissão, as condições legais ou requisitos necessários ao beneficio previsto neste Decreto, o imposto será exigido, integralmente, e atualizado monetariamente, sem prejuízo das cominações legais cabíveis”. O decreto ainda acrescenta que a Secretaria de Estado da Receita poderá editar as normas complementares que se fizerem necessárias ao cumprimento do disposto na legislação.

O ITCD é um imposto Estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança, diferença de partilha ou doação.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Réveillon: tradicional queima de fogos de CG acontecerá no mirante do Parque Evaldo Cruz

A tradicional queima de fogos promovida pela Prefeitura de Campina Grande, durante a festa de…

31 de dezembro de 2025

Governo federal divulga feriados nacionais e pontos facultativos de 2026

O Governo Federal publicou nesta terça-feira (30) uma portaria com a lista de feriados nacionais…

31 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de clima seco para 127 cidades da Paraíba; temperaturas podem chegar a 37°C

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta data, um alerta de clima seco para…

31 de dezembro de 2025

Duas prefeituras da Paraíba exoneram todos os cargos comissionados no apagar das luzes de 2025

As prefeituras de Alhandra e Serra Redonda, localizadas no Litoral Sul e no Agreste da…

31 de dezembro de 2025

Efraim Filho diz manter diálogo com grupo Cunha Lima e exalta potencial de Juliana Cunha Lima como opção para vice

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Efraim Filho (União Brasil), afirmou nesta terça-feira…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025